Connect with us

Covid-19: 90% dos petropolitanos adultos estão vacinados e 46% concluíram esquema vacinal 

Cidade

Covid-19: 90% dos petropolitanos adultos estão vacinados e 46% concluíram esquema vacinal 

Taxa de retorno está acima do que preconiza o Ministério da Saúde: é de 96,4%

Com 218.979 pessoas maiores de 18 anos que já receberam a primeira dose ou dose única da vacina contra a covid-19, Petrópolis tinha até quinta-feira (09/09) 90,46% da população adulta vacinada. Até a data, o município tinha também 628 adolescentes com comorbidades vacinados. Dados da Secretaria de Saúde mostram que 112.395 pessoas concluíram o esquema vacinal, recebendo a segunda dose ou a dose única da vacina, o que significa que 46,43% da população adulta recebeu as doses necessárias para a imunização. 

Foto: Prefeitura de Petrópolis

Taxa de retorno para a segunda dose

Levantamento feito pela Divisão de Imunização da Vigilância em Saúde do município mostra que a taxa de retorno de pessoas aos postos para receber a segunda dose da vacina, dentro do prazo previsto, está acima do que estabelece o Ministério da Saúde (90%). Em Petrópolis, 96,4% das pessoas cujo prazo para receber a segunda dose já venceu, retornaram e receberam a segunda dose e estão com o esquema vacinal completo. 

“Temos uma boa taxa de retorno para segunda dose, acima do preconizado pelo Ministério da Saúde, mas seguimos trabalhando para que todos sejam vacinados e ainda para que aqueles que receberam a primeira dose concluam o esquema de vacinação. A imunização completa é fundamental para que possamos controlar a pandemia e vencer a covid-19”, completa o secretário de Saúde, Aloisio Barbosa da Silva Filho.

Quem pode se vacinar neste momento?

Estão sendo vacinados hoje em Petrópolis pessoas maiores de 18 anos sem comorbidades, adolescentes com idade entre 12 e 17 anos com comorbidades,  gestantes, puérperas e lactantes. A vacinação acontece em 13 pontos distribuídos nos cinco distritos. Para receber a vacina é preciso estar cadastrado no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

Busca por quem ainda não se vacinou

Para acelerar a aplicação de vacinas contra a covid-19, a Secretaria de Saúde elaborou um cronograma para fazer a busca ativa por pessoas ainda não vacinadas nas áreas atendidas por equipes de Estratégia de Saúde da Família. Em 11 dias, 2.398 vacinas forma aplicadas – 2.256 referentes a primeira dose e 142 referentes a segunda dose.

Em outra frente de imunização, a Secretaria de Saúde segue aplicando, conforme orientação do Ministério da Saúde,  doses de reforço em idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência (INPIs). Até quinta-feira (09/09) 208 idosos institucionalizados com mais de 70 anos receberam a aplicação da dose de reforço da vacina.

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir