Connect with us

Terceira etapa da campanha de vacinação antirrábica acontece nesta semana no Vale das Videiras

Cidade

Terceira etapa da campanha de vacinação antirrábica acontece nesta semana no Vale das Videiras

De 11 a 13 de agosto acontece a terceira etapa da campanha de vacinação antirrábica de Petrópolis, que será realizada no Vale das Videiras, em locais fixos e postos volantes.

Foto Divulgação PMP

“Os postos volantes são equipes que vacinam em pontos pré-determinados. Eles vão até o local com o carro da Vigilância Ambiental, dentro do horário anunciado. Pedimos que a população esteja atenta ao dia e horário correto de vacinação para não perder a imunização”, explica o secretário de Saúde, Aloisio Barbosa.

A primeira etapa da campanha foi realizada na região da Posse, Brejal, Córrego Grande, Taquaril, Pedro do Rio, Vila Rica e Secretário. A segunda fase ocorreu nos bairros do Alto da Serra, Bingen e Quitandinha. Foram vacinados ate o momento 7.375 cães e 2.030 gatos.

Por que vacinar contra a raiva?

A coordenadora da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, Alessandra Cardoso, ressaltou a importância das pessoas vacinaram os seus pets: “É importante que os donos estejam atentos, e vacinem os animais anualmente. Estamos atendendo todas as localidades da cidade, de acordo com a chegada de novas doses da vacina. Conseguimos manter a porcentagem da vacinação alta nos locais em que passamos e queremos manter a média. Deixo o apelo para que protejam seus animais”, disse ela.

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive os seres humanos. Caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%. Os principais sintomas costumam ser salivação excessiva, hipertermia (aumento da temperatura corporal), agitação e distúrbios, como não reconhecer o dono, ver vultos, latir excessivamente e ficar agressivo

Confira os locais e horário de vacinação:

11/08: Vale do Prata – 10h às 13h / Coreto Vale das Videiras – 10h às 15h
12/08: Ponto Final do Vale das Videiras – 10h às 12h / Posto Volante – Bar da Margarida – 11h10 às 11h45 / Posto Volante – Próximo a Fazenda Santa Rita – 13h30 às 14h / Sítio da Índia – 14h às 14h30
13/08: Volante Vale das Videiras (Coreto em Direção ao Malta) – 10h às 15h

As equipes de saúde fazem a triagem de cães e gatos que são levados para vacinação. Os animais devem possuir mais de 4 meses e o dono do pet recebe um cartão de comprovação da vacina. É importante ressaltar que se o animal estiver doente, a vacinação não é recomendada.

A campanha é uma iniciativa da Prefeitura de Petrópolis, por meio da Coordenadoria de Vigilância Ambiental do Departamento de Vigilância de Saúde. Ao todo, em 2021, 9.405 animais foram vacinados, o que representa 81,42% do esperado até o momento nos lugares que a campanha esteve presente.

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir