Connect with us

Testes rápidos para hepatites B e C, sífilis e HIV serão oferecidos nesta terça em Petrópolis

Cidade

Testes rápidos para hepatites B e C, sífilis e HIV serão oferecidos nesta terça em Petrópolis

Testagem gratuita vai ocorrer das 9h às 16h na Praça da Inconfidência, no Centro da cidade

Nesta terça-feira (20), das 9h às 16h, serão oferecidos testes rápidos para hepatites B e C, sífilis e HIV na Praça da Inconfidência, no Centro da cidade.

Além disso, serão distribuídos materiais informativos e kits de prevenção alertando sobre a importância da conscientização sobre as doenças.

A ação faz parte da programação da Área Técnica de IST/Aids em alusão ao Julho Amarelo, mês da conscientização das hepatites virais.

A iniciativa tem parceria com o Consultório na Rua, que disponibilizará um ônibus para programação.

Segundo o secretário de Saúde, Aloisio Barbosa, é preciso alertar a população sobre o combate às hepatites virais.

Ele lembra que, em 2020, Petrópolis teve 27 pessoas com a doença e afirma que, com o tratamento preventivo, é possível diminuir esse número.

“A falta do conhecimento da existência da doença é o grande desafio. A recomendação é que todas as pessoas com mais de 45 anos de idade façam o teste gratuitamente”, disse o secretário de Saúde, Aloisio Barbosa.

Praça de Corrêas

No próximo dia 28 de julho, Dia Mundial de combate às Hepatites Virais, será a vez da testagem na Praça de Corrêas, das 9h às 16h, em parceria com o Gabinete da Cidadania.

Sobre a hepatite

A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus, uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.

Nem sempre a doença apresenta sintomas. Quando aparecem, eles se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

A importância da prevenção

A coordenadora da Área Técnica de IST/Aids, Sandra Pinto, ressalta a importância das ações de prevenção.

“As hepatites são doenças silenciosas. Em muitos dos casos as pessoas estão infectadas e não sabem que têm a doença. Por isso é importante a realização de testes para diagnóstico e tratamento oportuno. Saber o quanto antes é fundamental para a viabilização do tratamento”.

Transmissão

As hepatites virais podem ser transmitidas pelo contágio fecal-oral, relação sexual desprotegida, contato com sangue contaminado através do compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos perfuro-cortantes.

A transmissão também passa da mãe para o filho durante a gravidez (transmissão vertical), e por meio de transfusão de sangue ou hemoderivados.

Dia Mundial de combate às Hepatites virais

Em 2010, a Organização Mundial de Saúde (OMS) instituiu o dia 28 de julho como Dia Mundial de combate às Hepatites Virais.

No Brasil, desde a publicação da Lei nº 13.812 em 2019, foi instituído o Julho Amarelo, um mês para a efetivação de ações de combate às hepatites virais.

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir