Connect with us

Conheça a primeira Comandante mulher da história do Corpo de Bombeiros de Petrópolis

Cidade

Conheça a primeira Comandante mulher da história do Corpo de Bombeiros de Petrópolis

Ela não poupou esforços em poder vestir e, principalmente, atribuir significado à farda que veste com tanto orgulho

Tomou posse esta semana a primeira Comandante mulher da história do Corpo de Bombeiros de Petrópolis. Natural de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, ela entrou para os bombeiros em 2001, quando foi aberta a primeira turma feminina na corporação. Duas décadas depois, com ainda mais bagagem e com a mesma paixão – senão até maior – do que quando começou, ela assume o comando do 15º GBM da cidade. No Dia Nacional do Bombeiro, conheça a história da tenente-coronel Elisangela Francisca de Matos.

Foto: Divulgação

Ainda que o concurso de 2001 marque sua entrada oficial à corporação, a tenente-coronel Elisangela explica que sua admiração pelos bombeiros é de longa data e remete a sua infância “quando, desde pequena, visualizava um socorro passando pela rua”, recorda. Tendo visualizado a primeira turma do corpo feminino como sua grande chance de realizar seu sonho, ela não poupou esforços em poder vestir e, principalmente, atribuir significado à farda que veste com tanto orgulho.

“Faço todas as missões com muita satisfação e com o objetivo de cumpri-las da melhor forma possível junto à minha equipe. Para chegar a essa posição foram necessários muitos anos de dedicação e estudo”, descreve. Passando pelo Grupamento Operacional do Comando Geral, pelo 17º GBM – Copacabana, pelo Destacamento de Bombeiro Militar da Gávea, pela Escola Superior de Comando de Bombeiro Militar, pela Diretoria de Diversões Públicas e CBA VIII Atividades Especializadas, o 15º GBM chega como novo capítulo de sua história de dedicação e comprometimento.

Foto: Divulgação

Data em que são celebrados os bombeiros brasileiros, o dia 2 de julho homenageia aqueles que, incessantemente, se arriscam para salvar, proteger, e, no caso da tenente-coronel Elisangela, trilhar seus sonhos, independente dos riscos e dificuldades. “Tenho muito orgulho de representar essa corporação. O conselho que dou a outras mulheres é que nunca desistam de seus sonhos porque somos capazes de tudo”, conclui.

Sobre o dia 2 de julho

O Dia do Bombeiro Brasileiro é celebrado na mesma data da criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, inaugurado em 2 de julho de 1856, no Rio de Janeiro. Oficialmente, a homenagem foi instituída através do decreto-lei nº 35.309, de 2 de abril de 1954. A partir desta mesma lei, também foi definido a realização anual da Semana de Prevenção Contra Incêndios.

Antes do Imperador D. Pedro II assinar o Decreto Imperial nº 1.775 que regulamentava o serviço de bombeiros, o badalar dos sinos era sinal de que homens, mulheres e crianças tinham que formar uma fila no poço mais próximo e assim, passarem baldes de mão em mão até chegarem ao local do incêndio. Em caso de emergências, a corporação pode ser acionada pelo telefone 193, de forma gratuita.

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir