Covid-19: Petrópolis tem mês com menor número de mortes pela doença desde fevereiro
Dados divulgados pela Secretaria de Saúde apontam 77 óbitos no mês de junho. Em março, foram 183 e em fevereiro, 54 vítimas do novo coronavírus
Dados do painel de monitoramento covid-19 divulgados pela Secretaria de Saúde revelam que Petrópolis teve neste mês o menor número de mortes por covid-19 desde fevereiro. Ao todo, foram 77 óbitos pela doença. Em março, foram 183 e em fevereiro, 54 vítimas do novo coronavírus.
Alta da UTI de um paciente no Hospital Santa Teresa – Foto Divulgação
Apesar da redução expressiva ainda não é o momento de relaxar com as medidas protetivas, já que a média foi de quase três mortes por dia no mês de junho, podendo aumentar após análise de novos exames.
Por este motivo, especialistas recomendam que, mesmo com o avanço da vacinação, as pessoas continuem usando máscaras, higienizando as mãos e evitando aglomerações.
Mortes por faixa etária
O painel de monitoramento aponta que a maior parte dos óbitos registrada em junho foi de pessoas da faixa etária de 50 a 59 anos: 37,6%. Em seguida, aparecem as pessoas de 60 a 69 anos com 15,5% das mortes.
De acordo com informações do painel, a taxa de letalidade está em 3,12% .
Óbitos por bairro
O bairro Mosela foi o que mais registrou mortes por covid-19 neste mês de junho. Ao todo, foram sete óbitos.
Em seguida aparecem: Quitandinha (6), Centro (5), Corrêas (4), Pedro do Rio (4), Carangola (3), Castelânea (3), Morin (3), Alto da Serra (2) e Araras (2).
O painel divulga apenas os dez bairros com maior número de mortes pela doença.
Internações
No último mês houve redução também da ocupação de pessoas com covid-19 nos leitos das unidades do SUS.
Nesta quarta (30), a ocupação é de 28,79% nos leitos clínicos e de 35,87% em leitos de UTI.
Dados gerais
Ao todo, Petrópolis já acumula um total de 1.296 óbitos por covid-19.
Os meses com recordes de mortes em decorrência do novo coronavírus foram março, abril e maio de 2021.
E abril se destaca como o mês mais trágico da pandemia em Petrópolis: foram 292 óbitos pela doença. Uma média de mais de nove mortes por dia.
Casos confirmados por idade
Até o momento, a cidade confirmou 41.488 casos de covid-19. A faixa etária que mais teve confirmações foi a de pessoas de 20 a 59 anos: 74,2%.