Connect with us

Infectologista alerta sobre a importância do uso da máscara mesmo após a vacinação contra Covid-19

Cidade

Infectologista alerta sobre a importância do uso da máscara mesmo após a vacinação contra Covid-19

Luis Arnaldo Magdalena é diretor médico do Hospital SMH e professor da Faculdade de Medicina de Petrópolis. Ele afirma que a sociedade deve continuar usando máscara até que a maior parte da população esteja imunizada

Há mais de um ano as máscaras passaram a fazer parte do dia a dia das pessoas como item obrigatório de proteção contra a infecção por covid-19. Se no início, lá em março de 2020, era assustador se deparar com indivíduos de máscaras nas ruas, atualmente o que preocupa é ver alguém sem esse item que pode prevenir a contaminação por uma doença tão grave que já fez 1.284 vítimas em Petrópolis e mais de 500 mil em todo o país.

Foto: Henry Kappaun

Segundo especialistas, nem tão cedo será possível dispensar as máscaras. Luis Arnaldo Magdalena, médico infectologista, diretor médico do Hospital SMH – Beneficência Portuguesa e professor da Faculdade de Medicina de Petrópolis, alerta que mesmo as pessoas que já tomaram as duas doses da vacina contra covid-19 devem continuar usando máscaras até que a maior parte da população esteja imunizada.

“Enquanto tiver alta taxa de transmissão do vírus, as pessoas devem continuar usando as máscaras”, orienta o médico.

Foto Arquivo Pessoal Luis Arnaldo Magdalena

O médico ressalta que a ocupação de leitos por covid-19 segue baixa na cidade nas últimas semanas e destaca que, além das máscaras, também é muito importante que todas as pessoas tomem as vacinas.

Qual máscara devo usar?

Luis Arnaldo Magdalena explica que todas as máscaras são seguras desde que usadas da forma correta, ou seja, cobrindo bem a boca e o nariz.

Ele afirma que as de modelo PFF2 (ou N95) são indicadas para ambientes hospitalares, principalmente Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

“Para a comunidade em geral, basta a máscara cirúrgica ou a de pano, desde que essas pessoas não entrem em ambiente hospitalar”, diz.

Luis Arnaldo lembra ainda que, além de prevenir a infecção por covid-19, o uso de máscaras principalmente nessa época do ano, oferece também proteção contra outros vírus respiratórios, como o da gripe.

Boletim da Fiocruz reforça importância sobre o uso de máscaras

O último boletim do Observatório Covid-19 da Fiocruz publicado neste mês também traz informações que reforçam sobre a necessidade de manter o uso de máscaras da maneira correta.

“Tendo como base diversos estudos, sabe-se hoje que a Covid-19 se espalha principalmente por meio de gotículas respiratórias, expelidas quando pessoas infectadas respiram, falam, tossem ou espirram”, diz o documento.

Além disso, o boletim explica que os estudos já evidenciam que o uso de máscara, quando adotado amplamente pela sociedade, é eficaz para reduzir a propagação da infecção, evitando que pessoas infectadas transmitam o vírus, e também reduzem a exposição ao vírus de pessoas não infectadas.

“As máscaras protegem todos, pois evitam que pessoas infectadas exponham outras ao Sars-CoV-2, bloqueando a saída de gotículas contendo vírus no ar (denominado controle de origem) e, além disso, protegem os não infectados, formando uma barreira para grandes gotículas respiratórias e impedindo que atinjam as membranas mucosas expostas do nariz e boca”.

Sobre a discussão que ocorre a nível nacional sobre a suspensão do uso de máscaras para quem já tomou as duas doses da vacina, a Fiocruz afirma que é “precoce”, sem ter pelo menos 75% da população vacinada. Lembrando que o Brasil tem até o momento apenas 11,7% da população imunizada com as duas doses da vacina contra covid-19.

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir