Connect with us

Hospital Santa Teresa busca humanizar a relação com os pacientes através da música e cartas manuscritas

Petrópolis do bem

Hospital Santa Teresa busca humanizar a relação com os pacientes através da música e cartas manuscritas

O hospital está promovendo as ações do movimento “O que importa para você”

Cuidar dos pacientes de forma integral para além da patologia. Esse é o objetivo do movimento “O que importa para você?” que, desde 2016, é realizado no Hospital Santa Teresa. As ações de humanização do hospital acontecem durante todo o ano, mas nos meses de junho, a instituição promove uma campanha para relembrar a importância do movimento.

Foto Divulgação HST

Para a edição deste ano da campanha, além da tradicional cantata que aconteceu na manhã desta sexta (26) pelos corredores do hospital, as famílias serão envolvidas e estimuladas a produzirem cartas manuscritas; prontuários afetivos foram instalados nos leitos com fotos e detalhes da vida dos pacientes e os colaboradores farão ligações para conversar com aqueles que desejarem.

Foto Divulgação HST

“Percebemos que os funcionários se empenham em promover as ações do movimento na rotina diária do cuidado. Seja dando a mão para o paciente em um momento difícil, seja colocando um cântico de louvor a seu pedido durante a troca de curativos. As ações envolvem todo o hospital e são importantes para os pacientes, para nós e para o resultado do tratamento”, avaliou a supervisora da UTI São José, Emmily Wanderley Fonseca.

Foto Divulgação HST

A Coordenadora de Segurança e Experiência do Paciente Ana Paula Meirelles contou que o objetivo é valorizar a identidade do paciente, aproximando os profissionais por meio da escuta: “Estimulamos as equipes a terem conversas significativas para além da patologia. Cuidar de maneira integral do paciente faz parte da nossa missão. Quando perguntamos a eles o que importa, queremos fazer ações para deixá-los mais felizes, mesmo diante do enfrentamento de uma doença”, disse, lembrando-se que as equipes promoveram, nos anos anteriores, visitas especiais e atenderam pedidos de refeições diferentes e até passeios no pátio para ver o sol.

“A Rede Santa Catarina foi pioneira na adoção do movimento de forma estruturada no Brasil. Treinamos nossos colaboradores para estarem abertos a ouvir os anseios dos pacientes, porque entendemos a importância de cuidar do amor de alguém. Realizar pequenos gestos que importam para nossos pacientes traz benefícios para todos e também para o tratamento”, explicou o diretor executivo do HST, o médico Leonardo Menezes.

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir