Connect with us

Saiba como tem funcionado o acesso às bibliotecas e ao arquivo histórico de Petrópolis

Cidade

Saiba como tem funcionado o acesso às bibliotecas e ao arquivo histórico de Petrópolis

Espaços têm oferecido o atendimento remoto e o empréstimo de livros para leitura em casa

O acesso presencial aos espaços pode ter sido interrompido durante a pandemia, mas a vida acadêmica dos estudantes continuou. Buscando responder às perguntas de leitores, a Sou Petrópolis foi em busca da dinâmica de funcionamento do Arquivo Histórico de Petrópolis e das bibliotecas da cidade. O resultado você confere a seguir:

Arquivo Histórico de Petrópolis

Por enquanto, o Arquivo Histórico de Petrópolis tem trabalhado com o atendimento on-line. A partir dele, o interessado pode solicitar o material desejado pelo WhatsApp (24) 98822-1023, pelo e-mail arquivohistoricodepetropolis@outlook.com ou então pelos telefones fixos (24) 2246-8684 e (24) 2233-1247. O espaço funciona de segunda a sexta, das 09 às 17 horas.

O acervo do arquivo conta com:
– Jornais petropolitanos de 1857 a 2021;
– Livros de autores petropolitanos;
– Livros e revistas sobre Petrópolis;
– Diários oficiais de Petrópolis (Legislação da cidade de 1916 a 2021);
– Certidões de óbitos e livros de sepultura (1889 a 1968 / 1991 a 2018);
– Processos da administração municipal de 1838 a 2019.

Foto: Reprodução/Blog De Tudo Um Pouco

Bibliotecas Municipais de Petrópolis

No final de abril o governo municipal anunciou o retorno do sistema de empréstimo de livros em suas bibliotecas municipais, o que inclui a Biblioteca Central Municipal Gabriela Mistral, no Centro de Cultura; o Centro Cultural Estação de Nogueira; e a sala de leitura de Itaipava, que fica no Parque Municipal. Somente no Centro são mais de 150 mil volumes, incluindo livros em Braille, audiolivros, periódicos, cartografia, jornais, coleção iconográfica, midiateca, livros infanto-juvenis, didáticos, antigos, raros, e documentos nos mais variados suportes.

O empréstimo de livros na Biblioteca Central Municipal tem sido feito de maneira segura, seguindo todos os protocolos sanitários, às terças, quartas e quintas, das 10 às 16 horas. Mais informações sobre o atendimento na Sala de Leitura de Itaipava podem ser obtidos pelo telefone (24) 2222-6285. Já sobre o Centro Cultural Estação de Nogueira, o número de contato é o (24) 2237-3860.

Foto: Reprodução/Internet

Bibliotecas da Universidade Católica de Petrópolis (UCP)

Para atender às demandas acadêmicas dos docentes, discentes e funcionários da Universidade Católica de Petrópolis, as bibliotecas da UCP retomaram o atendimento dos serviços de empréstimo domiciliar de livros e devolução de obras – ainda não sendo possível estudar no local. Por medidas de segurança, neste período de pandemia será necessário realizar o agendamento do serviço através dos seguintes contatos, de segunda a sexta-feira das 8h às 17h:

Biblioteca Central (BC): 2244-4034; Biblioteca Auxiliar (BA): 2244-4105; ou então pelo e-mail biblioteca@ucp.br

Foto: Arquivos/Sou Petrópolis

Biblioteca do Museu Imperial

Especializada em História, principalmente a do Brasil no período imperial, a Biblioteca do Museu Imperial possui também biografias, obras a respeito da história de Petrópolis e artes em geral. São, aproximadamente, 60 mil títulos entre livros, revistas, jornais, catálogos, organizados em diferentes coleções. O atendimento tem sido feito de maneira remota pelo e-mail mimp.biblioteca@museus.gov.br

Foto: Arquivos/Sou Petrópolis

Biblioteca Tristão de Athayde

Situada na Mosela, a Biblioteca Comunitária Tristão de Athayde está com o atendimento presencial suspenso em função da pandemia, mas, ainda assim, atende de maneira remota tanto para o setor do arquivo, quanto para a biblioteca. O atendimento funciona às terças, quartas e sextas, das 09 às 18 horas, pelo e-mail centroamorosolima@yahoo.com.br ou então pelo telefone 2242-6433.

Foto: Reprodução/Visite Petrópolis

Biblioteca do Laboratório Nacional de Computação Científica

A biblioteca do LNCC conta com um acervo especializado nas áreas de interesse do Laboratório, tais como: Computação Científica, Matemática Aplicada, Mecânica Aplicada, Teoria dos Sistemas e Controle, Ciência da Computação, Estatística e Biomatemática. O acervo é composto de cerca de 10.000 livros, 460 títulos de periódicos, teses, relatórios de pesquisa e obras de referência (dicionários, bibliografias, glossários, etc).

Excepcionalmente, neste momento, a biblioteca tem funcionado para empréstimo aos usuários do LNCC, às terças e quintas, de 8h30 às 17h. O salão de leitura opera normalmente durante a semana e pode ser utilizado pelo público em geral, mas para acesso ao acervo apenas às terças e quintas. Os usuários externos ao LNCC, em geral, possuem acesso às obras impressas apenas na área destinada ao acervo da Biblioteca, enquanto que os demais usuários podem efetuar empréstimos domiciliar. Mais informações estão disponíveis no site: www.lncc.br/biblioteca

Foto: Reprodução/Internet

Bibliotecas temporariamente fechadas ao público

– Biblioteca da Universidade Estácio de Sá (Campus Petrópolis);

– Biblioteca do CEFET;

– Biblioteca da FASE/FMP;

– Biblioteca da UERJ;

– Biblioteca Frei Constantino Koser, localizada no Instituto Teológico Franciscano.

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir