Connect with us

Da Horta ao Horto: documentário conta histórias sobre a agricultura familiar em Petrópolis

Cidade

Da Horta ao Horto: documentário conta histórias sobre a agricultura familiar em Petrópolis

De quem são as mãos que cultivam o alimento servido em nossas mesas? Foi em busca de respostas para perguntas como essa que a Cria Local – armazém virtual que reúne produtores locais – foi em busca no desenvolvimento do documentário “Da Horta ao Horto”. Lançado em maio, o curta-metragem traz relatos de famílias que atuam na agricultura do município, seja nas plantações de sol a sol ou então no Hortomercado Municipal de Itaipava.

Fotos: Divulgação

Idealizado e dirigido pela mineira Cissa Borges, sócia da Cria Local, o documentário atribui novos significados e olhares aos produtores do município. Numa verdadeira viagem pelos protagonistas cercados por “molduras verdes”, como Cissa mesmo define, a obra se propõe a contar a história de quem produz nas terras petropolitanas, celebrando também o Hortomercado como “território de conexão direta entre quem planta e quem come”.

Filha de uma professora e de um agricultor, Cissa teve na roça seu parque de diversões na infância. Moradora de Petrópolis há cerca de sete anos, ela tem se dedicado a fazer circular as riquezas da cidade, sendo a agricultura um dos principais tesouros do munícipio. Segundo Cissa, é a partir do consumo daquilo que é produzido por pessoas da comunidade que a sociedade, efetivamente, desenvolve sua economia e o seu cuidado com o meio ambiente.

Fotos: Divulgação

“Preservar a essência desse patrimônio só é possível se a cidade passar a ocupá-lo, se envolvendo com os produtores e seus desafios. Temos aqui muita comida boa que inspira novas escolhas de consumo. A qualidade superior do que vai para as panelas começa nesse relacionamento próximo e afetivo entre quem planta e quem come. Por isso a produção tem que acontecer mais perto de onde as pessoas moram e de onde as matérias-primas estão”, explica.

Dotado de sensibilidade, o documentário revela, ainda, uma preocupação da manutenção da essência rural no Hortomercado Municipal, uma vez que, hoje, grande parte de seus comerciantes das bancas são revendedores que, não necessariamente, têm relação com a produção. Convite para investir no que a terra oferece de melhor à cidade, “Da Horta ao Horto” coloca o alimento como resultado de uma natureza que alimenta e que proporciona afeto e conexão.

“Da Horta ao Horto” pode ser conferido abaixo:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir