Connect with us

No Dia dos Namorados, conheça histórias de amor que tiveram início na Bauernfest

Cidade

No Dia dos Namorados, conheça histórias de amor que tiveram início na Bauernfest

Quem diria que a festa seria mais eficaz do que muito aplicativo por aí?

Quem participa da Bauernfest inevitavelmente se aproxima do passado da cidade. Acontece que, para muita gente, a Festa do Colono Alemã também representa uma porta de entrada para o futuro, já que é nos palcos da celebração que muitos casais têm se conhecido e se comprometido para uma vida lado a lado. Neste Dia dos Namorados, conheça 5 histórias de amor que tiveram início na Bauernfest.

Jailton Almeida e Monica Graebner

Jailton entrou para o grupo de dança folclórica Kaiserstadt em 2001, através de um amigo. O que ele não esperava era encontrar nele uma família para toda a vida. Não apenas pelo fato de ter sido lá que conheceu sua esposa, Monica, mas um novo universo que, inclusive, fez questão de incorporar ao seu ensaio de casamento, em 2014. “Bauernfest é a nossa vida, é o que nos juntou. São os nossos amigos, nossos parentes. É tudo para a gente. Não tenho como falar de amizade sem falar da Bauernfest”, afirma Jailton.

Fundado por sua sogra, Elisabeth Graebner, em 1997, o Kaiserstadt é hoje presidido pelo próprio Jailton. Sua esposa, por sua vez, é a coreógrafa do grupo. Juntos, eles continuam a dançar e a participar da festa, que há tempos já faz parte de sua história. E, por falar em tempo, se tem algo que durou foi a paquera entre os dois. Foram quase quatro anos de amizade até que, enfim, Monica desse o “xeque-mate”, como Jailton brinca. Universo dos dois, a Bauernfest ainda consta nos planos dos dois por muito tempo. “Espero dançar até quando o joelho aguentar”, diz Jailton.

Fotos: Bruno Mattos

Sabrina Pereira e Victor Schmidt

Atual rainha da Bauernfest, Sabrina recebeu o título em 2019. Três anos antes, contudo, a festa a presenteou de uma maneira diferente. Durante uma viagem para uma apresentação em São Paulo ela conheceu o namorado Victor. Sabrina conta que a viagem aconteceu em junho e que o namoro veio em agosto daquele mesmo ano. Integrantes de grupos diferentes – ela do Bauerngruppe e ele do Blumemberg – os dois têm tido, a partir da Bauernfest, a oportunidade de criarem memórias juntos.

“É muito bom poder estar com alguém que tem o mesmo estilo de vida que você porque assim podemos compartilhar as mesmas experiências e os mesmos momentos! Sempre aproveitamos a Bauernfest juntos!”, descreve Sabrina. Victor com seu grupo e ela com o seu, o que não falta é o apoio e a presença nas apresentações um do outro e nas viagens. Afinal, se foi na estrada que os dois se conheceram, é em movimento que eles têm escrito novos capítulos de sua história de amor.

Rafael Hingel e Michele Bello

Repleta de reviravoltas e surpresas, a história de Rafael e Michele teve uma de suas principais passagens escrita no palco. Comumente habitado pelos dois, que são dançarinos do grupo folclórico Rheinland Pfalz, naquele dia 29 de junho de 2018, porém, o ambiente esteve diferente. Data de aniversário de Michele, além do típico parabéns da equipe de dança, naquela noite a petropolitana também foi surpreendida com um pedido de casamento em frente a uma multidão, visto que o dia 29 – feriado – é sempre o de mais público na festa.

De certa forma surpresa até para Rafael, que costuma ser bastante reservado, o ato foi uma verdadeira prova de amor, como explica Michele. “Eu, na verdade, planejava fazer o pedido de casamento no aniversário dele, mas ele se antecipou e fez antes de mim. Eu nem imaginava”, conta ainda incrédula. Tendo se conhecido na Bauernfest, até a data do casamento dos dois calhou no dia 29, só não de junho. “Nos casamos um mês depois do pedido de noivado. Foi dia 29, mas de setembro. Só mudou o mês”, ri Rafael.

Luise Calegari e Marcílio Barenco

Sócio fundadores do Bauerngruppe, Luise e Marcílio estão juntos há 28 anos. Unidos pelo grupo de dança folclórica, eles são prova do importante papel desempenhado pela festa no relacionamento de muitos casais de dançarinos que, a exemplo dos dois, constroem laços para toda a vida. Chegando a ser eleita princesa da Bauernfest, Luise conta que suas filhas, de 16 e 17 anos, têm planos de seguir os mesmos passos da mãe. Talvez não necessariamente na dança, mas, certamente, nos palcos.

“Elas não querem dançar, mas querem participar do concurso para Rainha da Bauernfest”, afirma Luise. Tendo dado início ao namoro com Marcílio a partir da troca de olhares, hoje os dois frequentemente se veem olhando para trás: para as boas memórias deixadas pela Festa do Colono Alemão. A presença da dupla, agora acompanhada das filhas, continua a ser certa nas edições da festa. Ainda que não mais em cima do palco, eles vivem sua própria história ao mesmo tempo em que são espectadores de desdobramentos de uma narrativa maior de amor.

Rafael Schmid e Paula Fávero

Filha do sapateiro responsável pela confecção dos sapatos do Bauerngruppe, Paula ingressou no grupo folclórico em 1995: mesmo ano em que começou a namorar Rafael. Quatro anos mais velho do que ela, Paula conta que foi nos detalhes que percebeu o interesse do marido, com que está há 26 anos. “Ele tinha a mania de cumprimentar as pessoas com um beijo na mão e eu tinha a impressão de que ele fazia mais isso quando eu estava. Depois ele confessou”, ri Paula.

Tendo se afastado dos palcos após o nascimento do primeiro filho, Frederico, a dupla criou um elo indestrutível com o grupo. O pai de Paula continua a prestar serviços enquanto sapateiro para o Bauerngruppe, ela passou a apresentadora da equipe, Rafael chegou a ser tesoureiro do grupo e, hoje, voltou a atuar como dançarino, desta vez da categoria master. E os filhos, muito provavelmente, vão pelo mesmo caminho. Os adereços já estão lá e o carinho pela festa também.

E você? Conhece mais alguém que tenha conhecido a cara-metade na Festa do Colono Alemão? =)

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir