Connect with us

Petrópolis registra crescimento do turismo de home office

Turismo

Petrópolis registra crescimento do turismo de home office

Aumento começou no segundo semestre do ano passado, mas tem se intensificado nos últimos meses de 2021, segundo setor hoteleiro

O confinamento provocado pela pandemia do novo coronavírus trouxe mudanças significativas para a sociedade desde o início de 2020, como a modalidade de trabalho à distância e a popularização do estudo remoto.

Um ano depois e essa realidade que tem o distanciamento/isolamento social como medidas de prevenção contra o novo coronavírus continua provocando novas mudanças a cada dia. E uma delas beneficia o setor turístico: é o crescimento do chamado “turismo de home office”. Ou seja, pessoas que buscam hospedagem em outras cidades já que podem trabalhar remotamente.

Refúgio de Secretário – Foto Instagram @girodacarioca

Petrópolis tem visto esse tipo de turismo crescer nos últimos meses. A busca pelo contato com a natureza e também por ambientes mais espaçosos do que os apartamentos no Rio, por exemplo, são grandes impulsionadoras dessa modalidade, que vem sendo percebida pelo setor hoteleiro da cidade.

Responsável por uma casa de temporada em Secretário, Fernanda Matiolli conta que precisou fazer investimentos na infraestrutura para atender essa nova e crescente demanda. Uma delas foi instalar a internet de fibra óptica. E a outra: incluir mesas de trabalho nos quartos da casa.

“Com esse turismo de home office aumentou a procura por hospedagem durante a semana. Antes da pandemia, as pessoas vinham mais nos fins de semana”, revela Fernanda.

Entre o público, ela afirma que geralmente são casais com crianças ou grupos de casais de amigos que buscam um local onde seja possível estar ao ar livre, em segurança e sem aglomeração. “São pessoas que sobem a Serra para trabalhar e estudar daqui”.

Maioria do público é do Rio

A tendência é vista também pelo diretor de hotelaria do Petrópolis Convention & Visitors Bureau (PC&VB) de Petrópolis, Bruno Costa Rodrigues. Ele é responsável por um hotel na Fazenda Inglesa e diz que a procura por esse turismo de home office cresceu ainda mais nos últimos meses.

Hotel Pedra Bonita – Foto Divulgação

A maior parte do público – cerca de 80% – é do Rio de Janeiro, mas o hotel também atrai pessoas de Niterói, Juiz de Fora e da Região dos Lagos. Todos buscam o contato com a natureza, tranquilidade e internet de qualidade.

“A sensação é de que esse ano as pessoas já estão mais acostumadas com as normas de segurança contra a covid-19, tem também o andamento da vacinação e a popularização do home office”, diz Bruno sobre o aumento da procura por esse tipo de turismo neste ano.

Veja também: Casas de temporada investem no turismo de isolamento em Petrópolis

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir