Connect with us

De ações solidárias a brindes virtuais: petropolitanos inovam nas comemorações de aniversário na pandemia

Cidade

De ações solidárias a brindes virtuais: petropolitanos inovam nas comemorações de aniversário na pandemia

Eles comemoraram seus dias fazendo o bem a eles mesmos e ao próximo!

A essa altura da pandemia, as famílias já se acostumaram com os delays das chamadas de vídeo na hora do parabéns e com ter que se fazer presente, mesmo que de longe, em aniversários. Há mais de um ano em casa, porém, seja a partir de ações solidárias ou brindes virtuais, os petropolitanos encontraram novas formas de atribuir significado à data e se conectarem ao que, de fato, importa.

Menos de uma semana depois do início da pandemia em Petrópolis, o fotógrafo Henry Kappaun, de 29 anos, se viu diante de um aniversário diferente. Em isolamento, ele decidiu promover um gesto simbólico, mas especial. No dia 21 de março de 2020, Henry convidou os amigos a fazerem, às 20 horas, um brinde junto dele e publicarem as fotos em seus stories do Instagram.

Fotos: Arquivo pessoal Henry Kappaun

“Como meu aniversário foi logo no início da pandemia, a gente não sabia como ia ser. Eu estava pra baixo, então foi bom ver que muita gente estava ali e se importava. Muita gente participou. Gente que eu nem conhecia direito”, recorda. E foi assim, a partir do estímulo a uma atividade que tanto o faz feliz – a de registrar, que Henry não apenas encurtou a distância entre pessoas especiais, como fez de um período de incertezas mais leve e alegre.

Como ele, quem também aproveitou o aniversário deste ano para distribuir sorrisos e, principalmente, solidariedade, foi Marcia Coelho Netto, de 58 anos. Acostumada a promover ações em prol do outro, Marcia encerrou um de seus ciclos e deu início ao outro fazendo a diferença – em sua vida e na do próximo. Aos amigos, o pedido foi um só: doações de ração a Dog’s Heaven: organização dedicada a animais abandonados da qual é voluntária.

Foto: Arquivo pessoal Marcia Coelho Netto

“Acho que a gente motiva e alerta as pessoas de que podemos comemorar a vida fazendo a diferença numa causa social. Já faço isso há vários anos. Inclusive, foi uma campanha que fiz assim, em 2018, que me levou a conhecer a Dog’s Heaven e me voluntariar lá. A gente vai descobrindo que pode fazer um pouquinho mais sempre. Muito legal também foi ter inspirado outras pessoas a fazerem o mesmo”, reflete.

Fotos: Arquivo pessoal Marcia Coelho Netto

Tendo arrecadado cerca de 400kg de ração para os peludos, Marcia decidiu abrir mão das comemorações para levar sorvete e tangerinas de produtores do Bonfim às crianças atendidas pela ONG Sal da Terra, que fornece almoço para jovens do Retiro inscritos no projeto. “As tangerinas foram um presente que pedi ao meu irmão e, olha, foi a melhor coisa do mundo ver a alegria das crianças. Não tem nada melhor!”, recorda contente.

Fotos: Arquivo pessoal Marcia Coelho Netto

Momento de dificuldades e incertezas, é certo também que o período de pandemia tem encurtado distâncias e o caminho entre fazer o bem ao outro e a nós mesmos, seja a partir de ações solidárias ou brindes virtuais.

E aí, conhece mais alguém que tenha atribuído novos significados ao aniversário? Conta pra gente nos comentários =)

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir