Connect with us

Petrópolis ultrapassa marca de 20 mil pacientes recuperados da Covid-19

Cidade

Petrópolis ultrapassa marca de 20 mil pacientes recuperados da Covid-19

Dados foram divulgados na terça-feira (18) no painel de monitoramento da Secretaria de Saúde

Petrópolis bateu a marca de 20 mil pacientes recuperados da Covid-19 nesta terça-feira (18). Dados do painel de monitoramento da Secretaria de Saúde revelam que entre os mais de 35 mil casos confirmados em Petrópolis desde o início da pandemia, 20.420 pessoas já venceram a luta contra o novo coronavírus.

Altas hospitalares nos Hospital Santa Teresa / Foto Divulgação HST

Felizmente, Bruno Castro, de 39 anos, é uma das pessoas que faz parte dessa estatística. Após 41 dias internado — 18 na UTI e 23 no CTI —, o petropolitano venceu a Covid-19 e deixou um recado para quem não vem levando a doença a sério. “A sensação foi de muito medo. Quando te falam que vai ser entubado, você não sabe se vai voltar. Meu conselho é pra que se cuidem. Eu estava medicado desde o primeiro sintoma e, mesmo assim, fiquei em estado grave. Então o vírus age de forma diferente em cada pessoa, por isso não brinquem com essa doença”, alerta.

Fotos Arquivo Pessoal

Hoje Bruno ainda está tratando algumas sequelas de tantos dias de internação no Hospital Santa Teresa. Mas para quem venceu a Covid-19, esse é só mais um obstáculo perto de ser batido. “Hoje estou em casa acabando de me recuperar, com uma provável neuropatia periférica nos pés. Já estou tratando, embora seja muito doloroso. Mas diante do que passei, isso vai se resolver. Aqui deixo meu agradecimento a todos que oraram por mim e foram muitas pessoas. Sou muito grato!”, comenta.

Cuidados precisam ser mantidos

Embora as recuperações tragam otimismo, médicos e especialistas afirmam que ainda não é o momento de relaxar com as medidas protetivas. Pelo contrário, a alta taxa de letalidade da doença em Petrópolis exige reforço dos cuidados, como distanciamento social, uso de máscara e álcool em gel.

“Infelizmente isso não vai acabar a curto prazo. A vacinação será um grande passo, mas o Brasil começou a vacinar tardiamente o que é muito ruim. Não é hora de fazer festa. Tem pessoas morrendo. Vai comemorar o quê?”, comenta Paulo Cesar Guimarães, pediatra, infectologista e diretor da Faculdade de Medicina de Petrópolis.

Desde março de 2020, 1.086 pessoas perderam a vida para a Covid-19 em Petrópolis. Só em abril de 2021 — mês mais letal da pandemia no município — foram 281 vítimas, registrando uma média de 9 mortes por dia.

Neste mês já foram contabilizados 57 óbitos em 15 dias. Embora esse número seja 2 vezes menor do que o registrado na primeira quinzena de abril, a taxa de letalidade da doença em Petrópolis ainda é alta: 3,04% — acima da média nacional, que é 2,73%.

Diferente do que se via no início da pandemia, hoje as vítimas e os pacientes internados em UTIs são jovens e adultos, principalmente com idades entre 20 a 59 anos.

Após o início da vacinação dos idosos contra a Covid-19, os hospitais particulares de Petrópolis viram diminuir as internações das faixas etárias a partir de 70 anos nas unidades de saúde. A expectativa é que com o avanço da campanha a ocupação nos hospitais caia.

Vacinação contra a Covid-19

Mesmo caminhando a passos lentos por conta do baixo número de vacinas e do alto número de idosos no município, a média de vacinação em Petrópolis é superior a do Estado e do país. Até esta terça-feira (18/05), 76.082 pessoas receberam a primeira dose e 32.805 pessoas foram vacinadas com a segunda dose.

Estão sendo vacinados em Petrópolis:

– idosos com mais de 60 anos

– pessoas com comorbidades (listadas no Plano Nacional de Imunização) a partir de 45 anos

– trabalhadores da Saúde a partir de 35 anos

– pessoas com síndrome de down maiores de 18 anos

– pessoas com autismo maiores de 18 anos

– pacientes renais crônicos em diálise maiores de 18 anos

– pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) a partir de 45 anos.

Com exceção de gestantes e puérperas maiores de 18 anos, todos os outros grupos devem fazer cadastramento prévio no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir