Connect with us

Covid-19: vacinação para pessoas com comorbidades acima de 58 anos começa neste sábado em Petrópolis

Cidade

Covid-19: vacinação para pessoas com comorbidades acima de 58 anos começa neste sábado em Petrópolis

Pessoas com síndrome de down e pacientes renais crônicos em diálise acima de 18 anos também serão vacinados. 

A Secretaria de Saúde inicia nesta quinta-feira (06/05) o cadastramento para a vacinação contra covid-19 com mais de 58 anos que tenham algum tipo de comorbidade e pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) na mesma faixa etária das comorbidades. Também será aberto cadastro para pessoas com síndrome de down e pacientes renais crônicos (em diálise) com idade superior a 18 anos. A vacinação destes públicos – que fazem parte da fase 1 do grupo de pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas – começa no sábado (8/05).

Foto Reprodução Internet

“Temos hoje mais de 20% da população vacinada em Petrópolis. Vamos iniciar nesta quinta a vacinação de gestantes e puérperas com comorbidades e já no sábado daremos mais um passo, ampliando a vacinação para outros públicos que fazem parte do Plano Nacional de Vacinação.  À medida em que recebemos os lotes de vacinas, a Secretaria de Saúde faz o planejamento para seguirmos ampliando de forma organizada”, explica o prefeito interino Hingo Hammes.

Para a vacinação, o interessado deve ser cadastrado no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br). No dia da vacinação é necessária a apresentação de documento pessoal com foto, CPF e laudo médico, atestado ou receita que comprove a condição/comorbidade apontada no cadastro.

Em Petrópolis, a vacinação segue os parâmetros estabelecidos dentro do Plano Nacional de Vacinação, com a ampliação feita de acordo com a chegada de lotes de vacinas. “Iniciamos esta semana a vacinação de trabalhadores da Saúde com mais de 40 anos e seguimos ainda com cadastro aberto para a vacinação de idosos com mais de 60 anos. Idosos de faixas etárias mais altas, que ainda não tenham se vacinado também devem fazer o cadastro para a 1ª dose. É importante que eles sejam imunizados”, destaca o secretário de Saúde Aloísio Barbosa da Silva Filho.

Na cidade são 10 pontos de vacinação contra a covid-19 distribuídos nos cinco distritos funcionando na parte da manhã e da tarde.

Confira abaixo as comorbidades prioritárias para vacinação contra a Covid-19

*A relação abaixo é conforme o Plano Nacional de Vacinação

Petrópolis busca medidas legais para manter vacinação de forças de segurança e profissionais da Educação

A Prefeitura anunciou que está estudando medidas legais para manter a vacinação contra covid-19 de trabalhadores das forças de segurança e iniciar a imunização também de profissionais da educação, transporte e limpeza urbana. A medida, emergencial, vem um dia após o Supremo Tribunal Federal (STF) suspender o decreto estadual que antecipava a vacinação contra a covid-19 destes grupos. Em Petrópolis, a vacinação de profissionais de forças de segurança estava em andamento e o cadastramento para imunização dos demais profissionais (educação, limpeza e transporte) seria iniciado nesta semana, paralelamente ao grupo de comorbidades.

Foto Ilustrativa – profissional da educação sendo vacinada – Edu Kapps / Prefeitura do Rio

Com a determinação do ministro Ricardo Lewandowski, nesta segunda-feira (3), o município seguirá rigorosamente a ordem de vacinação estabelecida pelo Ministério da Saúde, convocando, neste primeiro momento, pessoas com comorbidades, gestantes, puérperas, pessoas com síndrome de down e pacientes renais crônicos. Em paralelo, a Procuradoria Geral do Município está estudando, legalmente, o que pode ser feito para garantir o início da vacinação também dos demais grupos.

Veja também: Covid-19: vacinação de gestantes e puérperas com comorbidades começa nesta quinta-feira em Petrópolis

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir