Flexibilizações: afinal, o que pode e o que não pode funcionar em Petrópolis?
Confira os principais pontos do novo decreto, as medidas protetivas e os horários de funcionamento do comércio.
Entre decretos com medidas restritivas e flexibilizações, surge a dúvida: afinal, o que pode e o que não pode funcionar em Petrópolis? Tomando como base o último decreto municipal publicado no dia 12/04 no Diário Oficial, reunimos aqui os principais pontos do documento — válido até 19/04 — e os horários de funcionamento do comércio.
Para contextualizar…
Embora a prefeitura não tenha apresentado dados sobre o monitoramento da Covid-19 que justifiquem as tomadas de decisões, os números recentes provam que a situação da pandemia em Petrópolis é de alerta.
De acordo com o último boletim epidemiológico (16/04), há 290 pessoas internadas neste momento em leitos-Covid. A taxa de ocupação no SUS é de 61,42% em leitos clínicos e 89,52% em leitos de UTI. Em 16 dias de abril já foram divulgadas 108 mortes — média de 6,75 vítimas fatais por dia.
Médicos e especialistas orientam a população para seguir as medidas protetivas e pedem para que só saiam de casa quando for necessário. Se for preciso sair, é essencial o uso de máscara, álcool em gel e manter o distanciamento social.
Podem funcionar, mas com restrições:
Comércio, serviços e restaurantes, no geral, estão autorizados a funcionar em Petrópolis. Mas todos os locais que não seguirem as novas medidas restritivas estão sujeitos à multa ou, até, interdição. Uma delas — válida para todos — é o limite de ocupação nos estabelecimentos, que deverão afixar na entrada um aviso com informações sobre a área (metragem) e a ocupação máxima, conforme a tabela abaixo. Todos os locais também devem exigir o uso de máscaras, oferecer álcool em gel e cumprir com os novos horários de funcionamento.
Foto Reprodução Decreto Municipal N.º 6154 publicado no Diário Oficial do dia 12/04/2021
Além disso, restaurantes devem respeitar o distanciamento de 1,5m entre as mesas, que só podem ter quatro cadeiras. O consumo de bebidas nesse locais só é permitido a clientes que estejam sentados.
Não podem funcionar até dia 19/04:
Bares devem permanecer fechados, trabalhando apenas com sistema delivery e take-away. Também continua vedado o funcionamento de casas de festas e eventos e a permanência de pessoas nas vias, áreas e praças públicas das 22h às 5h. Pontos turísticos, cinemas, parques e cachoeiras, assim como espaços de recreação infantil e áreas de lazer de clubes, hotéis e pousadas também não podem funcionar.
Museu Imperial – Foto Reprodução Internet
Barreiras sanitárias serão mantidas
O acesso de veículos de excursão permanece proibido em Petrópolis. A passagem pelas barreiras sanitárias fica restrita a moradores com comprovante de residência; trabalhadores que venham prestar serviços essenciais na cidade; pessoas que tenham voucher de lojas dos polos de moda da Rua Teresa, Bingen, Feirinha de Itaipava e Centro Histórico; e hóspedes da rede hoteleira com o comprovante de reserva.
Foto: Instagram @catzy_watzy
Apenas atividades esportivas individuas são permitidas
De acordo com o decreto, o funcionamento de clubes sociais e esportivos e serviços de lazer permanecem proibidos. Apenas atividades esportivas individuais e os que não geram aglomerações estão permitidas. Museus, galerias, bibliotecas, cinemas, teatros, casas de espetáculos, salas de apresentação, salões de jogos, recreação infantil, atividades de entretenimento e exposições de arte seguem fechados.
Horários de funcionamento:
Além dos serviços essenciais, que continuam podendo funcionar 24h por dia, confira como ficam os horários de funcionamento das outras atividades:
- COMÉRCIO/SERVIÇOS: 9h às 20h
– Comércio e Serviços em Geral;
– Atividades financeiras (exceto bancos e lotéricas), seguros e serviços relacionados;
– Atividades imobiliárias;
– Atividades jurídicas, de contabilidade e de auditoria;
– Atividades de empresas, de consultoria e de gestão empresarial; Atividades de arquitetura e engenharia;
– Atividades de publicidade e comunicação;
– Atividades administrativas e serviços complementares; lotéricas e correspondentes bancários;
– Serviços de Corte e Costura;
– Salão de Cabeleireiro, barbearias e similares.
- POLOS DE MODA, CENTRO HISTÓRICO E FEIRINHA DE ITAIPAVA:
– Polo da Rua Teresa: 9h às 18h
– Centro Histórico: 10h às 19h;
– Polo de Modas Bingen: 9h às 18h;
– Feirinha de Itaipava: 10h às 19h.
- SETOR GASTRONÔMICO: 7h às 22h
*Lembrando que os bares só estão autorizados a reabrir a partir do dia 19 de abril
– Bares, restaurantes, lanchonetes e afins.
- SUPERMERCADOS E SIMILARES: 8h às 22h
– Supermercados;
– Hortifrutigranjeiro;
– Minimercados;
– Mercearias;
– Açougues;
– Peixarias.
- ACADEMIAS DE GINÁSTICA E AFINS: 6h às 22h
– Academias de ginástica;
– Serviços de personal trainer;
– Boxes de crossfit;
– Estúdios de pilates;
– Demais atividades similares.
Denúncias
Denúncias sobre descumprimento de decretos municipais e aglomerações podem ser feitas à Guarda Municipal, pelos telefones 153 ou (24) 2246-9257 (funciona 24h); Fiscalização, pelos telefones (24) 2246-9042 ou 2246-9043 (funciona de segunda a sexta-feira das 9h às 18h); e Vigilância Sanitária, pelos telefones 2246-9041 (funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 17h). Denúncias de aglomerações também podem ser feitas à Polícia Militar, pelos telefones 190 ou 2291-4020.
Para ver o decreto municipal na íntegra, clique aqui.