Connect with us

Prefeitura decide manter bares, pontos turísticos, parques, cachoeiras, entre outras atividades fechadas

Cidade

Prefeitura decide manter bares, pontos turísticos, parques, cachoeiras, entre outras atividades fechadas

A prefeitura decidiu prorrogar por mais uma semana (até o dia 19/04) as medidas restritivas impostas pelo decreto publicado no dia 04/04 no Diário Oficial em função da Covid-19. Com isso, bares devem permanecer fechados, trabalhando apenas com sistema delivery e take-away. Continua vedado o funcionamento de casas de festas e eventos e a permanência de pessoas nas vias, áreas e praças públicas das 22h às 5h. Pontos turísticos, cinemas, parques e cachoeiras, assim como espaços de recreação infantil e áreas de lazer de clubes, hotéis e pousadas também não podem funcionar. Um novo decreto foi publicado hoje (12) com todas as regras e restrições sobre o funcionamento das atividades em Petrópolis.

Museu Imperial – Foto Reprodução Internet

Barreiras sanitárias serão mantidas

O acesso de veículos de excursão permanece proibido em Petrópolis. A passagem pelas barreiras sanitárias fica restrita a moradores com comprovante de residência; trabalhadores que venham prestar serviços essenciais na cidade; pessoas que tenham voucher de lojas dos polos de moda da Rua Teresa, Bingen, Feirinha de Itaipava e Centro Histórico; e hóspedes da rede hoteleira com o comprovante de reserva.

Limite de pessoas com base na área de cada estabelecimento

Mesmo o comércio, serviços e restaurantes autorizados a funcionar devem seguir as novas medidas restritivas. Uma delas é o limite de ocupação nos estabelecimentos, que deverão afixar na entrada um aviso com informações sobre a área (metragem) e a ocupação máxima, conforme a tabela abaixo. A medida tem o objetivo de facilitar o acesso do público à informação, permitindo que cada cidadão possa atuar como um agente fiscalizador para o cumprimento das determinações. Além disso, o local deve exigir o uso de máscaras, oferecer álcool em gel e cumprir com os novos horários de funcionamento.

Foto Reprodução Decreto Municipal N.º 6148 publicado no Diário Oficial do dia 04/04/2021

Apenas atividades esportivas individuas são permitidas

De acordo com o decreto, o funcionamento de clubes sociais e esportivos e serviços de lazer permanecem proibidos. Apenas atividades esportivas individuais e os que não geram aglomerações estão permitidas. Museus, galerias, bibliotecas, cinemas, teatros, casas de espetáculos, salas de apresentação, salões de jogos, recreação infantil, atividades de entretenimento e exposições de arte seguem fechados.

Decreto vale até dia 19 de abril

O novo decreto terá validade até o próximo dia 19 de abril e, de acordo com a prefeitura, a Secretaria de Saúde seguirá analisando os dados para definir quais serão as próximas medidas.

Por enquanto, os estabelecimentos autorizados a funcionar, como comércio e restaurantes, devem observar as exigências referentes às medidas de isolamento, distanciamento interno e externo, assepsias e ações protetivas de funcionários e clientes, como limite de ocupação e distanciamento de 1,5m entre as mesas de, no máximo, quatro pessoas.

O consumo de bebidas em restaurantes e lanchonetes é permitido apenas a clientes que estejam sentados. Também é necessário manter visível, na entrada, cartaz com informação sobre ocupação máxima, levando em conta a metragem do espaço, assegurando o distanciamento necessário entre as pessoas.

Denúncias

Denúncias sobre descumprimento de decretos municipais e aglomerações podem ser feitas à Guarda Municipal, pelos telefones 153 ou (24) 2246-9257 (funciona 24h); Fiscalização, pelos telefones (24) 2246-9042 ou 2246-9043 (funciona de segunda a sexta-feira das 9h às 18h); e Vigilância Sanitária, pelos telefones 2246-9041 (funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 17h). Denúncias de aglomerações também podem ser feitas à Polícia Militar, pelos telefones 190 ou 2291-4020.

Situação da Covid-19 em Petrópolis

Abril mal começou e já vem superando os números da Covid-19 de março — mês com recorde de mortes e internações em Petrópolis. De acordo com o último boletim epidemiológico, há 330 pessoas internadas neste momento em leitos-Covid. A taxa de ocupação no SUS é de 74,02% em leitos clínicos e 86,89% em leitos de UTI. Em dez dias de abril já foram divulgadas 63 mortes — média de 6,3 vítimas fatais por dia.

Médicos e especialistas orientam a população para seguir as medidas protetivas e pedem para que só saiam de casa quando for necessário. Se for preciso sair, é essencial o uso de máscara, álcool em gel e manter o distanciamento social.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir