Connect with us

Dia Mundial da Atividade Física: médico do esporte de Petrópolis fala sobre a importância de se exercitar

Cidade

Dia Mundial da Atividade Física: médico do esporte de Petrópolis fala sobre a importância de se exercitar

O ortopedista e médico do esporte da Unimed Petrópolis, Caio Bretas, explicou que exercícios regulares, seguindo as medidas de segurança, melhoram o sistema imunológico, fator crucial em meio ao cenário pandêmico.

A busca por qualidade de vida e bem-estar deve ser constante e envolve um conjunto de fatores para que se torne possível. A prática de atividade física é aliada e, por si só, pode proporcionar diversos benefícios como o controle de alguns tipos de câncer, diabetes, hipertensão, doenças cardíacas e, de forma geral, pode contribuir para a redução de mortalidade.

Nesta terça-feira (06) é celebrado o Dia Mundial da Atividade Física e o ortopedista e médico de esporte da Unimed Petrópolis, Caio Bretas, destaca a importância de inserir essa prática na rotina da sociedade, mas, sobretudo, na vida das crianças.

Foto Reprodução Internet

“Em qualquer faixa etária essas atividades devem ser estimuladas, preferencialmente na infância. Dessa forma, torna-se mais fácil transformar a atividade física em um hábito a ser estendido para todos os demais períodos da vida, o que podemos traduzir em saúde”, explica o médico.

Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que, em todo o mundo, um em cada cinco adultos e quatro em cada cinco adolescentes (11 a 17 anos de idade) não praticam atividade física de forma suficiente. Em tempos de pandemia, essa prática torna-se ainda mais difícil, mas não pode ser esquecida. É possível fazer algumas atividades em casa, como pular corda e subir escadas. Ações como essas, por mais simples que pareçam, fazem toda a diferença, já que a atividade física é definida como qualquer movimentação feita pela musculatura.

Diferença entre atividade e exercício físico

Os termos “atividade física” e “exercício físico” são comumente utilizados como sinônimos por boa parte das pessoas. No entanto, tratam-se de ações diferentes. Caio Bretas explica que, mesmo assim, ambos podem promover benefícios à saúde e que movimentar-se é o ponto mais importante.

Caio Brêtas, médico do esporte da Unimed Petrópolis – Foto Divulgação

“Diferentemente da atividade física, o exercício é um conjunto de atividades com sequência para alcançar um objetivo, é mais controlado. O exercício nos rende resultado melhor, mais completo, porém muitas pessoas não possuem disciplina necessária. Em razão disso, qualquer atividade já é benéfica. O mais importante é sair do comportamento sedentário, que é extremamente prejudicial”, alerta.

O médico destaca ainda que os exercícios regulares melhoram o sistema imunológico, fator crucial em meio ao cenário pandêmico. A qualidade de sono também pode ser garantida através desse hábito.

“Existem muitas opções de exercícios físicos, como os de resistência aeróbica e de flexibilidade. Para as pessoas, digo que desfrutem de uma vida mais saudável e com maiores possibilidades de chegar a idades avançadas e com qualidade”, finaliza o médico da Unimed Petrópolis.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir