Connect with us

Casal de petropolitanos tem construído motorhome do zero para conhecer o Brasil

Cidade

Casal de petropolitanos tem construído motorhome do zero para conhecer o Brasil

O projeto tem sido pensado desde 2018 e a estimativa da família é dar início ao Giro na Estrada a partir de 2022

Foi em março de 2018 que o petropolitano Flávio Luiz Esteves, de 39 anos, escreveu o primeiro capítulo de uma aventura que está próxima de se desdobrar em várias outras. Há três anos ele se deparou com um projeto de motorhome e, de lá para cá, tem trabalhado e se planejado para construir o seu. A van já foi adquirida, os ajustes têm sido feitos e a preparação da família para dar início ao “Giro na Estrada” em 2022 também.

Foto: Divulgação

O planejamento é minucioso e, segundo Flávio, tem sido pensado com muita atenção. Para torná-lo realidade, o petropolitano elaborou estratégias capazes de manter a arrecadação de renda da família mesmo em movimento e montar uma estrutura que pudesse abrigá-los com conforto e segurança na van: uma Kia Besta GS 2001. Trabalhando no projeto desde 2018, ele explica, contudo, que a esposa Daniele só foi convencida recentemente.

“A gente sempre gostou de viajar. Nos programávamos para fazer pelo menos duas viagens ao ano, mas, às vezes, nem isso dava. Me encantei pela ideia do motorhome, comecei a me imaginar fazendo isso, a me programar para fazer dar certo e aí apresentei um projeto para a Dani, minha esposa. A ideia hoje é viajar pelo Brasil e motivar outras pessoas a fazerem o mesmo e correrem atrás dos sonhos delas”.

E foi aí, motivado pelo desejo de conhecer outras cidades e culturas, que Flávio se rendeu à primeira aventura: o mercado financeiro. A partir dele, criou um fundo de reserva que, ainda que modesto, vai permitir que os dois viajam com mais segurança e tranquilidade. Somado a ele, o casal pensou em formas de manter a renda da família na estrada e que vão desde uma lojinha de artesanato virtual à monetização dos canais de YouTube dos dois.

“A gente tem essa lojinha online de produtos de artesanato e uma conta no Instagram (@daniestevesarte) que direcionamos ao artesanato e que sempre foi algo que a Dani gostou. Ela é fisioterapeuta e tem um canal de saúde, que a gente também pretende transformar em fonte de renda. Além disso, criamos um canal do projeto, o Giro na Estrada, em que damos atualizações da reforma da van e que também está aberto a apoiadores”.

Pautado pela internet, é nela que o projeto dos petropolitanos tem recebido apoio e incentivo dos internautas. Foi por intermédio de um grupo de Facebook, por exemplo, que Flávio fez amizade com um ex-mecânico da Kia, que tem o auxiliado na reforma mecânica do carro. Foi também através da rede que o casal fez parceria com um fabricante de isolamento térmico que cedeu a eles os materiais necessários para a adaptação do veículo.

Foto: Divulgação

Os próximos passos, segundo Flávio, dependem da reabertura dos postos do Detran para a realização da transferência da propriedade da van. A partir daí, ele comprará madeira para a construção dos móveis e, em seguida, vai trabalhar na parte elétrica do carro. A viagem está prevista para acontecer no começo de 2022 e, antes disso, os três, Flávio, Daniele e o pequeno Bernardo, de um ano e meio, seguirão numa viagem teste pelo Estado do Rio.

“Vamos ver se ela vai nos atender e entender qual vai ser a adaptação do Bernardo e também da gente dentro dela”, explica. Inserido no projeto desde o começo, Bernardo também tem contribuído para a realização do sonho. Pela estimativa do casal, será possível viajar com ele por um ou dois antes que atinja a idade de ir para a escola. Quando isso acontecer, os passeios vão se restringir as férias e fins de semana do pequeno.

Foto: Divulgação

Tendo pedido demissão do emprego de instrutor de autoescola para se dedicar à construção do motorhome, Flávio tem estado, como Daniele bem descreve, “empenhado até a alma” para fazer a ideia acontecer. E ela também! Convencida pouco antes do início da pandemia, Daniele Regina Timóteo Esteves, de 40 anos, explica que o período de isolamento social foi fundamental para a aceitação da proposta do marido.

“Para mim não foi tão fácil quanto para ele. Sempre gostei de viajar, mas sempre gostei de voltar. Quando chegou a pandemia, passamos a maratonar os canais que nós acompanhávamos. Comecei a ver a ideia com outros olhos, até o dia em que me permiti tentar. Esse planejamento na cabeça dele já vem há muito tempo. Mas ele me convenceu há um ano, um ano e meio atrás”.

Foto: Divulgação

Se permitindo “experimentar o novo”, Daniele conta que a chegada do filho também foi um fator determinante na escolha da construção do motorhome. Segundo ela, vai ser a oportunidade de estar mais presente do crescimento de Bernardo. Pautada por uma rotina que se resumia ao trabalho, Daniele decidiu que era hora de desfrutar do que a vida tinha a lhe oferecer junto de quem ama, e é isso que vai fazer.

“A gente passou a vida toda de adulto trabalhando para pagar conta. Chegando sempre à noite alguém ia ter que cuidar do Bernardo por mim, e isso me pesava muito. Foi onde eu decidi frear um pouquinho. Eu já estava esgotada e a gente decidiu ter uma vida diferente. Me permiti experimentar o novo, o diferente, e estou me lambuzando com a história toda. Essa é a verdade”.

O casal de petropolitanos pode ser acompanhado pelo canal do YouTube (Giro na Estrada) e pelo Instagram (@gironaestradaoficial). A iniciativa pode ser apoiada pela vaquinha virtual criada pelos dois, pelos produtos disponibilizados na Elo7 ou então pelo Instagram dedicado ao artesanato de Daniele, o @daniestevesartes.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir