Connect with us

Toca do Vídeo: a locadora que resistiu aos gigantes do streaming e continua a contar e escrever história

Cidade

Toca do Vídeo: a locadora que resistiu aos gigantes do streaming e continua a contar e escrever história

Além de filmes – dos sucessos de bilheteria aos “cult”, a Toca oferece opções de jogos para aluguel

A Toca é do Vídeo, mas quem se abriga nela, desde 1990, é o cinéfilo Marcelo Luis Butturini, de 50 anos. Ex-funcionário da Video Bretz, há três décadas ele abriu o próprio negócio e, mais do que filmes, tem oferecido aos clientes a possibilidade de viver, no presente, um saudoso capítulo do passado do mercado audiovisual. Única locadora na cidade em funcionamento e com aquisições de novos títulos, a Toca é refúgio de histórias e emoções.

Relembre a história da “Video Bretz: digna de se rebobinar”

Foto: Divulgação/Jhony Muller

Chegando a contar com uma série de filiais na cidade, a Toca do Vídeo, que teve início no Itamarati, também ajudou a escrever a história de Corrêas, Cascatinha, Coronel Veiga, Alto da Serra, Ponte Fones e Centro, onde permanece até hoje. Com cerca de quatro mil títulos disponíveis, é nas indicações com base no perfil de cada cliente e nas prazerosas conversas depois que as obras retornam à loja que Marcelo mantém a locadora uma opção para muitos.

“Eu conheço o estilo, a linha de cada um, então quando ele volta, ele comenta o que achou. A gente conversa. Uma cliente minha voltou a alugar filmes recentemente porque, quando ela está em casa, fica o marido num canto e o filho em outro. E, quando ela pega o filme, a família se reúne para ver. 90% dos filmes que a gente oferece são próprios para locadora, então eles dificilmente vão para as plataformas streaming”, explica Marcelo.

Foto: Divulgação/Jhony Muller

Convicto de que “há espaço para todo mundo”, é ao lado do sócio e irmão Ângelo que Marcelo trabalha para fazer a Toca do Vídeo resistir em meio a uma realidade em que, mais até do que mudanças na indústria cinematográfica, o mundo vive constantes transformações de hábito. “A gente percebe que as tecnologias isolaram mais as pessoas. Elas sentem prazer em estarem sozinhas. É uma mudança cada vez mais veloz que também torna as pessoas ansiosas”.

Com a árdua, mas igualmente gratificante, tarefa de convencer as gerações mais jovens a se adaptarem a uma dinâmica em que são as trocas – de opiniões e experiências – que agregam valor, Marcelo também inovou para se aproximar deles. Além de filmes – dos sucessos de bilheteria aos “cult”, ele oferece opções de jogos para aluguel. Fazem parte das estantes, games, por exemplo, para PlayStation 2, 3, 4 e 5, além de opções para Xbox 360 e One.

“A gente faz entrega e coleta tanto de filmes, quanto de jogos. Como o giro hoje é menor do que costumava ser, a coisa se tornou mais seleta, então às vezes dou até uma semana para os caras verem o filme com calma”. Sobrevivente, ainda que em extinção, como brinca o próprio Marcelo, a Toca do Vídeo continua a contar e escrever histórias em prateleiras e conversas que se tornam uma obra à parte.

Foto: Divulgação/Jhony Muller

A Toca do Vídeo fica na Rua do Imperador, 530 – Centro, e pode ser contatada pelo telefone (24) 2245-6016. O estabelecimento teve, recentemente, sua história contada num curta-metragem pelos petropolitanos Jhony Muller e Pedro Eiras. O resultado, emocionante e nostálgico, pode ser conferido abaixo:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir