Connect with us

Artistas petropolitanas têm obras visuais e literárias expostas em mostra virtual

Cidade

Artistas petropolitanas têm obras visuais e literárias expostas em mostra virtual

Na exposição, o público poderá contemplar fotografias, ilustrações digitais e analógicas, colagens e pinturas, além de obras literárias acompanhadas de áudio narração

Foi inaugurada ontem (8), no Dia Internacional da Mulher, a mostra virtual “Eu Vou Expor Ela”. Idealizada pelo coletivo petropolitano AVANDA, que tem como propósito dar visibilidade a artistas independentes e profissionais autônomos na cidade e fora dela, a exposição reúne 47 artistas, 40 obras visuais e outras 14 obras literárias. A iniciativa tem apoio da Lei Aldir Blanc e vai ficar disponível online por tempo indeterminado, com limite de um ano.

Fotos: Kayena – Leticia Kling – Lara Ramos Roque; 3 das 47 artistas que participam da mostra

Primeira exposição virtual promovida pelo coletivo AVANDA, a mostra evidencia a potência feminina no município, ao mesmo tempo em que abre espaço para que todas se sintam confortáveis a se inserirem no mundo da arte. De acordo com Gaya Lamin, co-criadora, administradora, diretora de arte e social media do coletivo AVANDA, a ideia é, a partir da galeria virtual 3D, democratizar o acesso a arte, independente das barreiras físicas.

Fotos: Divulgação, artistas – @marinabankr e @marinamoebus

“Somos muito ligados aos produtos digitais e as mostras online são uma forma incrível de incentivarmos a valorização e o crescimento dos artistas independentes. Na exposição, o público poderá contemplar fotografias, ilustrações digitais e analógicas, colagens e pinturas, além de obras literárias acompanhadas de áudio narração. Será possível circular por uma galeria 3D, além de ter acesso ao catálogo de artistas”, explica.

Foto: Divulgação, artista – @luizadideco

A mostra, que pode ser conferida no site https://euvouexporela.avanda.com.br, se junta a outros projetos artísticos e culturais realizados pelo grupo, que já atuou em eventos locais como o Solstício do Som, a Cria Local e o Festival de Música Independente Artevista, e espaços como o Sesc Quitandinha, onde realizaram, no final de 2019, a vídeo instalação “Zona de Desconforto”.

Fotos: Divulgação, artistas: @marikreischer – @kiviilustra

Com planos de continuar a promover exposições virtuais, Gaya conta que a ideia do coletivo, daqui para frente, é “explorar cada vez mais o ambiente virtual, fugindo das esferas de microterritorialidades, realizando o intercâmbio de artistas de qualquer parte do Brasil”. Administrado por artistas da música, arquitetura, design gráfico, fotografia e audiovisual, o AVANDA pode ser acompanhado no site https://avanda.com.br/ e Instagram @avanda.co

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir