De Petrópolis ao topo: artista, de 27 anos, deixa legado criativo para futuras gerações
Conhecido na internet como “1993agosto”, Marcelo Moraes foi arrastado por uma correnteza em Florianópolis no sábado (22). O corpo foi encontrado na madrugada de terça (24).
Ele nasceu em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro. Ainda criança mudou com os pais para Petrópolis. Na cidade, construiu grandes amizades e já na adolescência pensava no futuro da moda e no estilo de roupas sem gênero, que se tornou a marca “Nickname”, pioneira na moda genderless no país. No início da juventude iniciou o trabalho como diagramador de jornais e revistas. E era só o começo.
Foto Arquivo Pessoal/Marcelo Moraes
Carlos Marcelo Rangel de Moraes, conhecido nas redes sociais como 1993agosto e pelos amigos como Marcelo Moraes, foi vítima de afogamento em Florianópolis. Ele foi arrastado por uma correnteza no sábado (22) e o corpo encontrado na madrugada de terça (24). Aos 27 anos, ele deixa um legado artístico/criativo para as futuras gerações.
Marcelo transbordava luz e criatividade. Saiu de Petrópolis para conquistar seu espaço como símbolo da arte contemporânea brasileira. O menino de voz doce e suave, de coração grande e sempre preocupado com tudo e com todos, decolou.
No cenário artístico nacional, foi diretor criativo, fotógrafo, filmaker, designer, produtor. Os trabalhos de maior destaque foram no meio da música e do rap nacional. Ele chegou a trabalhar com artistas como Anitta, Djonga e Rael.
Foto Arquivo Pessoal/Marcelo Moraes
No twitter, amigos e fãs destacam a força criativa e artística de Marcelo. Na quarta (24) seu “nickname” ficou entre os assuntos mais comentados da rede social. Os comentários são unânimes ao afirmar a perda para arte/cultura, mas também em exaltar características da personalidade de Marcelo: delicadeza, gentileza, inspiração e coragem.
Um dos posts é um print de uma conversa com Marcelo, que estava morando em Florianópolis desde o ano passado, e ele diz que estava vivendo vida de aposentado aos 27 anos.
Não há dúvidas de que ele conquistou mais do que podia imaginar. Enfrentou dificuldades, mas sempre acreditou em seu potencial e na sua criatividade. Em uma entrevista para o site FFW em 2018, chegou a dizer: “Venho de um lugar onde não existia a possibilidade de vencer na vida”. Ele venceu!
Veja 5 tweets sobre a força artística e inspiradora de Marcelo Moraes:
Foto Reprodução Twitter
Foto Reprodução Twitter
Foto Reprodução Twitter
Foto Reprodução Twitter
Nota da repórter:
Para os amigos petropolitanos fica na memória a honra da oportunidade em conviver com um ser tão iluminado, a saudade das conversas, do brilho nos olhos e do sorriso largo. Também vamos sentir falta de vibrar ao vê-lo brilhando, seja na passarela do São Paulo Fashion Week, sendo destaque em revistas nacionais ou fotografando grandes nomes da arte brasileira. Marcelo sempre será inspiração.