Connect with us

Exposição na Casa de Petrópolis promove viagem no tempo para visitantes

Cidade

Exposição na Casa de Petrópolis promove viagem no tempo para visitantes

Arquitetura do casarão histórico do século 19 contrasta com obras de artistas dos séculos 20 e 21

Já imaginou poder voltar ao tempo e visitar detalhes que eram característicos dos anos de 1880? E ainda poder caminhar e enxergar o que mudou na arquitetura e nas artes plásticas até chegar nos dias atuais? A Casa de Petrópolis, na Avenida Ipiranga, está promovendo esta verdadeira viagem no tempo para os visitantes através da exposição “XIX, XX, XXI”.

Foto Instagram @alanprovin e Foto Divulgação Casa de Petrópolis

O casarão de estilo eclético possui traços marcantes do século 19, como a preocupação excessiva com decoração que é possível ver em cada detalhe, seja nas maçanetas ou até mesmo nos papéis de parede, cortinas e tetos. “É uma casa de uma família burguesa do século 19, que mistura estilos e tem essa preocupação em não deixar vazios”, afirma Luiz Aquila, artista plástico e idealizador da exposição “XIX XX XXI”.

A mostra reúne artistas consagrados e proporciona esta viagem que passa pelo passado e presente e direciona os visitantes para o futuro. Obras de artistas, como Babinski, Burle Marx, Alcides da Rocha Miranda, Djanira, Claudio Kuperman, Beatriz Milhazes e Daniel Senise fazem transportar para o século 20. Uma das características dessa época, que já é um grande contraste com a arquitetura da Casa, foi negar a decoração e romper com os valores estéticos do século anterior.

O século 20, destaca Luiz Aquila, valorizou espaços simples e o “fazer artístico” deixando evidentes, por exemplo, as pinceladas nas obras. “O Modernismo tem uma preocupação quase ética com a franqueza e podemos ver que o processo é quase raivoso como na obra de Babinski”, disse Aquila.

Já as obras do século 21 mostram de forma evidente a expressão dos artistas. “O conceito passa a ser importante, assim como a criação de imagens por meios tecnológicos. Além disso, existe a ideia de ‘desutilização’ – resultados que surgem do que é útil, mas os artistas tiram a função e passam a ser expressivos”, afirma Luiz Aquila. Neste contexto, estão as artes feitas por Bel Figueira de Melo – as colheres decorativas vem do conceito de que “colher é de colher”. Também se encaixam no período as peças de cerâmicas feitas por Ana Rondon e as fotografias de Antonia Dias Leite.

Ainda dentro da arte do século 21, a mostra expõe uma escultura de Marcelo Lago feita com cilindros de PVC. A obra foi exposta propositalmente próxima a uma das janelas da casa o que faz com que a luz do dia contraste com o azul da escultura e a sala dourada do século 19. “Lago aquece o PVC para poder torcer, ou seja, deforma para dar uma nova forma”, explica Aquila.

A espontaneidade das obras que fazem parte da Exposição XIX XX XXI é um dos grandes contrapontos com a arte do século 19 em que tudo era premeditado. “Sem contar que a Casa de Petrópolis é um exemplar único que reúne as características de uma arquitetura tradicional do século 19. É muito sedutora! Naquele período já tinha os impressionistas, mas era uma vanguarda. O senhor burguês brasileiro do século 19 ainda não conhecia aquilo”, acrescenta Aquila.

Segundo Rachel Wider, diretora executiva da Casa de Petrópolis Instituto de Cultura, o que mais impressiona as pessoas que visitam o local é o grau de detalhes da Casa, o fato de que cada coisa foi escolhida a dedo para estar ali, além de serem originais. “Do ponto de vista histórico, termos elementos de três séculos nesta exposição nos permite observar como funciona a permanência e a impermanência e é também um exercício contra o anacronismo”, destaca Rachel.

A exposição XIX XX XXI marca a reabertura do casarão histórico ao público e faz parte do roteiro de visitação ao espaço. Ela apresenta obras de artistas de importância histórica para as artes plásticas, sendo alguns moradores de Petrópolis. A visitação ao espaço segue todos os protocolos de segurança sanitária da pandemia.

Quem quiser mais informações sobre a agenda cultural do espaço pode acessar os perfis “Cultura Casa de Petrópolis” no Facebook e Instagram.

Serviço:

Exposição XIX, XX, XXI
Data: até 31 de maio de 2021
Horários: Quarta a domingo, das 10h às 16h (terças-feiras mediante agendamento para grupos pelo culturacasadepetropolis@gmail.com)
Endereço: Av. Ipiranga, 716, Centro Histórico – Petrópolis-RJ
Ingressos: R$10 inteira / R$5 inteira

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir