Connect with us

Micro e pequenas empresas terão acompanhamento técnico gratuito por quatro meses do Sebrae

Negócios

Micro e pequenas empresas terão acompanhamento técnico gratuito por quatro meses do Sebrae

Para contar com a orientação de um Agente Local de Inovação do Sebrae, é necessário se cadastrar no Programa Brasil Mais

As micro e pequenas empresas fluminenses dos setores de comércio e serviços já podem contar com mais um apoio para aprimorar a gestão de seus negócios e superar os desafios causados pela pandemia. Para isso, basta fazer a inscrição em https://brasilmais.economia.gov.br/ que terão um acompanhamento técnico e gratuito dos Agentes Locais de Inovação (ALI) do Sebrae. No Estado do Rio de Janeiro, serão atendidas 3,3 mil microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) com consultorias 100% gratuitas online e presenciais. A meta é elevar a produtividade desses negócios e o atendimento dos bolsistas é feito sem custos para as empresas participantes do programa.

Foto Reprodução Internet

Na Região Serrana II existem cerca de 17 mil pequenos negócios voltados para o comércio e serviços. Só na cidade de Petrópolis são mais de 11 mil MPEs, seguida de Teresópolis, com 5,3 mil. Em todo estado, são quase 482 mil MPEs do setor.

Os ALIs são bolsistas do CNPq, graduados, selecionados e capacitados pelo Sebrae para atuar, durante quatro meses, junto as empresas cadastradas no programa Brasil Mais, auxiliando no aprendizado de melhores práticas e promovendo a inovação, além da redução de custos e aumento do faturamento.

“As micro e pequenas empresas precisaram se reinventar no ano passado. As empresas buscaram capacitações para entender como agir na crise. O programa Brasil Mais vai auxiliar os donos dos pequenos negócios, com orientações assertivas, de como se posicionar no mercado. Essa é uma oportunidade de trazer melhorias para o processo de gestão da empresa”, afirma Cláudia Pacheco, coordenadora do escritório do Sebrae na Região Serrana II.

“O acompanhamento in loco do agente de inovação foi primordial para o desenvolvimento da empresa. O empresário precisa ouvir atentamente o que é passado e fazer a lição de casa todo dia. Após passar pelo programa, aprendi a ter uma visão ampla e diferenciada em todos os aspectos da empresa, seja na parte financeira, da expectativa do cliente ou no aprimoramento constante do serviço”, afirma Marcio de Castro, do Espaço Clean Pilates, atendido na última edição do programa ALI.

Como vai funcionar – Baseado em quatro pilares – problema, solução, implantação e avaliação, no Estado Rio de Janeiro, o programa começará em março. O empreendedor vai acessar o site – https://brasilmais.economia.gov.br/, quando terá o primeiro contato com as melhores práticas gerenciais e de mercado. Após essa etapa, o Agente de Inovação fará uma análise da empresa para entender o grau de maturidade e gestão da sua empresa.

Com o apoio do empreendedor, o ALI criará um plano de ação, tanto na área de consultoria gerencial quanto na área de gestão e inovação.

Brasil Mais – O Programa visa aumentar a produtividade e a competitividade das empresas brasileiras, com a promoção de melhorias rápidas, de baixo custo e de alto impacto, por meio de um acompanhamento contínuo e consultorias especializadas. O Brasil Mais é uma ação coordenada pela Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (SEPEC), do Ministério da Economia, e é desenvolvida em parceria com Sebrae, Senai e ABDI para oferecer apoio técnico e consultorias para empresas brasileiras até dezembro de 2022.

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir