Connect with us

Instituto gastronômico oferece cursos de gastronomia e confeitaria com qualificação internacional em Petrópolis

Cidade

Instituto gastronômico oferece cursos de gastronomia e confeitaria com qualificação internacional em Petrópolis

Não é preciso ter experiência prévia para participar!

Talvez você não saiba, mas há cerca de um ano foi inaugurada em Petrópolis uma unidade do Instituto Gastronômico das Américas. Presente em cinco países – Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia, o IGA tem como embaixador o chef Érick Jacquin e oferece desde workshops, com um dia de duração, a cursos rápidos de quatro meses, cursos para crianças – temporariamente indisponíveis por causa da pandemia – e cursos intensivos em gastronomia e confeitaria profissional. Em nenhum deles é requerida experiência prévia.

Fotos: Divulgação

Certificação internacional

Esses são os cursos mais completos oferecidos pelo IGA. Com duração de 20 meses, o aluno sai dele com duas certificações: uma que é dada ao final do primeiro ano – já com o título de cozinheiro profissional – e a segunda, na conclusão do último módulo. Os dois certificados valem nos cinco países em que o Instituto está presente. Inclusive, se o aluno se mudar para algum dos cinco países listados antes da conclusão do curso, poderá retomar os estudos exatamente do ponto onde parou.

Dinâmica das aulas

Ainda no que diz respeito aos cursos intensivos, a dinâmica é a seguinte: o aluno recebe tanto aulas teóricas, com apoio de material gravado e didático, quanto aulas práticas. No curso de gastronomia são quatro livros e, no de confeitaria, três. A ideia é fornecer ao profissional a base necessária não apenas para o preparo dos pratos, mas também princípios de Administração e Marketing caso queira abrir o próprio negócio, e Inglês e Francês instrumental, para o entendimento do que se pretende cozinhar.

Foto: Divulgação

Sobre as aulas práticas

Dentro dos cursos intensivos, as aulas práticas, que têm quatro horas de duração cada, acontecem uma vez por semana na cozinha industrial da escola. As turmas têm, no máximo, 16 alunos. Vale citar também que, como parte do programa, o aluno recebe, sem custo extra, dois uniformes do Instituto Gastronômico das Américas. Não é necessário investir em utensílios ou insumos uma vez que todo o material utilizado nas aulas é fornecido pelo próprio instituto.

Fotos: Divulgação

No cronograma, gastronomia internacional

Construídos em quatro módulos cada, os cursos intensivos em gastronomia e confeitaria profissional são extremamente amplos. Para se ter uma ideia, na aulas de gastronomia o aluno aprende os cortes, técnicas e preparos de molhos, grãos, carnes vermelhas, brancas e peixes, além de pratos da gastronomia internacional, como da cozinha espanhola, árabe, peruana, venezuelana, chinesa, japonesa, grega, austríaca e alemã. Tudo da melhor e mais alta cozinha!

Fotos: Divulgação

E o mesmo acontece para quem quer embarcar no ramo da confeitaria. Onde tudo é feito do zero, o aluno aprende a preparar massas fritas, assadas e folhadas, a fazer (e decorar) tortas, sobremesas e bolos, receitas argentinas, alfajores argentinos originais, merengues, torrones, trufas, sorvetes, bem como itens de chocolateria. Isso só para citar alguns itens! E, importante, o IGA têm parcerias com hotéis e restaurantes na Espanha e na França, o que pode render ao aluno oportunidades de estágio fora do país. Já imaginou?

Fotos: Divulgação

Descontos exclusivos via Sou Petrópolis

A unidade de Petrópolis do Instituto Gastronômico das Américas vai oferecer aos leitores da Sou Petrópolis dois descontos exclusivos: um de 30% nos cursos intensivos de Gastronomia ou Confeitaria Profissional e outro de 20% nos cursos rápidos de quatro meses de duração. Nos cursos rápidos o aluno pode se profissionalizar nas áreas de Panificação e Confeitaria, Chef Express (que desvende os segredos da cozinha rápida, bem apresentada e saborosa) e, a partir de março, também na Cozinha Japonesa.

Importante: as próximas turmas dos cursos intensivos de Gastronomia e Confeitaria terão início entre a última semana de março e a primeira de abril. Depois de passadas três semanas do início das aulas as próximas matrículas valerão apenas para as turmas de agosto/setembro, então interessados deverão se apressar para garantirem suas vagas. As matrículas já estão abertas e podem ser feitas pelos telefones (24) 2246-8583 e (24) 98833-2936 – WhatsApp.

Opções de workshop a R$ 100 cada

Por fim, mas, definitivamente, não menos importante, o Instituto Gastronômico das Américas promove workshops com quatro horas de duração sobre um tema específico. Os módulos são avulsos e custam R$ 100 cada. Ao longo do mês de fevereiro haverá quatro deles: no dia 3, sobre pizza artesanal, no dia 10, envolvendo cozinha espanhola, no dia 22, a respeito de massas folhadas doces e salgadas e, por fim, no dia 24, sobre comida árabe. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (24) 2246-8583, (24) 98833-2936 – WhatsApp e pelo Instagram @iga.petropolis

O Instituto Gastronômico das Américas fica na Rua do Imperador, 1034, no Centro.

Foto: Divulgação
Continue Reading

Você também vai gostar

Subir