Connect with us

12 perguntas e respostas sobre a vacinação contra a Covid-19 em Petrópolis

Cidade

12 perguntas e respostas sobre a vacinação contra a Covid-19 em Petrópolis

Em entrevista exclusiva à Sou Petrópolis, a Secretaria de Saúde tirou as dúvidas mais recorrentes da população sobre o plano municipal de vacinação.

Essa semana Petrópolis viveu um momento histórico. Após dez meses esperando a vacina contra a Covid-19, dois petropolitanos receberam a primeira dose do imunizante na terça-feira (19/01), em uma cerimônia que aconteceu no Trono de Fátima. Mas com a chegada da esperança pelo fim da pandemia, também surgiram várias dúvidas sobre os próximos passos do plano municipal de vacinação.

Fotos: Henry Kappaun

Buscando responder as dúvidas mais pertinentes, entrevistamos a assessoria de comunicação do secretário de Saúde Dr. Aloisio Barbosa da Silva Filho.

1. A ordem de vacinação seguida vai ser a mesma definida pelo Ministério da Saúde?

Sim. Toda a campanha de vacinação seguirá as orientações do Ministério da Saúde. Neste primeiro momento, em virtude da quantidade limitada de doses enviadas pelo Governo Federal, a orientação da União é priorizar os profissionais de saúde que estão atuando na linha de frente do combate à Covid-19, atuando em UTIs, urgências e emergências; idosos residentes em instituições de longa permanência e deficientes com mais de 18 anos residentes em instituições inclusivas.

2. Na primeira fase do plano de vacinação, espera-se imunizar quantas pessoas?

A expectativa é utilizar todas as 4.905 doses enviadas pelo Ministério da Saúde.

3. Durante a primeira etapa do plano, a vacinação será volante? Ou seja, as equipes irão se direcionar até as unidades de saúde e casas de longa permanência para imunizar os grupos prioritários.

Neste momento, como recebemos uma remessa limitada e fomos orientados pelo Governo Federal a priorizar este primeiro grupo, a vacinação será exclusivamente volante. A abertura dos postos de vacinação dependerá da chegada de novas remessas e das próximas orientações do Ministério, que indicará o público a ser imunizado em cada etapa.

4. Existe previsão para que se inicie a segunda fase de vacinação?

A quantidade de doses enviadas atende a 16% do público previsto para a primeira fase que foi segmentada pelo Governo Federal. Ainda não há previsão para recebimento de novas remessas para concluir a imunização na primeira fase. Esta primeira fase vai incluir idosos acima de 75 anos e os demais profissionais da saúde.

5. Existe previsão para a chegada de mais vacinas em Petrópolis?

A segunda dose desta etapa da vacinação (para o público que está tomando a primeira dose agora) deve ser enviada pelo Governo do Estado num prazo de duas a quatro semanas. Ainda não há data informada pelo Ministério da Saúde para envio de mais doses para ampliação do público a ser vacinado.

6. Há alguma expectativa da cidade adquirir mais vacinas, além daquelas prometidas pelo Governo Federal?

O Governo Municipal já manifestou interesse em adquirir doses extras para ampliar a cobertura vacinal na cidade, mas é importante deixar claro que, neste momento, não há vacina disponível para compra, já que toda a produção do Instituto Butantan foi adquirida pelo Governo Federal, sem possibilidade de venda direta para os municípios. O Governo Federal assumiu a responsabilidade de comprar as vacinas e fornecer aos Estados e Municípios.

7. Como será feito o cadastro de pessoas com comorbidades no SUS?

No momento em que forem chamados para a vacinação, os pacientes com comorbidade precisarão apresentar atestado ou receita médica. No caso de pacientes oncológicos, será necessário apresentar autorização médica por escrito.

8. Após adquirir mais vacinas, como será a logística de vacinação? As pessoas vão poder se vacinar nos postos de saúde e por meio do Drive Thru?

Existe previsão de funcionamento de Drive Thru em pontos estratégicos e de salas de vacinação, mas o planejamento só poderá ser seguido de acordo com a quantidade de doses recebidas e as orientações do Governo Federal.

9. Já existe previsão de quando vai ser aplicada a segunda dose da vacina em Petrópolis?

A recomendação é que a segunda dose seja aplicada em duas a quatro semanas.

10. Do ponto de vista médico, por que tomar a primeira dose da vacina não significa relaxamento social com as medidas preventivas?

A imunização depende da aplicação das duas doses recomendadas pelos laboratórios. Por isso, a primeira dose não garante a imunidade. Da mesma forma, o número de pessoas a serem vacinadas neste momento é bastante restrito. E mesmo estas pessoas ainda devem tomar todos os cuidados.

11. A partir de quando as pessoas poderão começar a afrouxar as medidas preventivas, como o uso de máscara e distanciamento social?

Só teremos segurança quando toda a população estiver imunizada. Até lá, o vírus continua circulando e, por este motivo, ainda há riscos de contaminação. Por isso, é fundamental manter todos os cuidados recomendados.

12. Com a aquisição de vacinas de outros laboratórios por parte do Governo Federal, qual a expectativa de Petrópolis ter vacinas produzidas por outros laboratórios, além da CoronaVac?

Ainda não temos confirmação oficial por parte do Governo Federal sobre as novas remessas.

Veja também:

Tem mais dúvidas? Comente aqui!

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir