Connect with us

Covid-19 pode levar crianças a quadros inflamatórios graves, alerta especialista

Cidade

Covid-19 pode levar crianças a quadros inflamatórios graves, alerta especialista

Quatro crianças estão internadas em UTI neste sábado (2), conforme aponta o painel de monitoramento da covid-19

Crianças infectadas com a covid-19 podem desenvolver quadros inflamatórios graves, segundo alerta Flavia Marzullo, coordenadora do setor de pediatria do Hospital SMH – Beneficência Portuguesa e diretora médica da clínica MedicMais.

Segundo ela, foram registrados no primeiro semestre de 2020 casos do novo coronavírus associados a síndrome inflamatória multissistêmica (MISC) nos pequenos. De acordo com a especialista, trata-se de uma complicação tardia e potencialmente grave após o contato com o vírus. Além disso, também aconteceram registros de encefalite e quadros abdominais mais complicados e que levaram as crianças à internação hospitalar.

“Por tratar-se de uma doença relativamente nova, vamos aprendendo com o passar da pandemia. Na grande maioria dos casos as crianças evoluem bem, mas não se pode excluir com certeza alguma complicação. A orientação é a mesma para toda a população: só sair de casa quando necessário, evitar aglomerações e usar a máscara sempre após os 2 anos de idade. Antes disso, manter as outras medidas de proteção”, afirma a pediatra.

Neste sábado (2), quatro crianças estão internadas em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) e 1 em leito clínico na cidade, segundo revelam dados do painel de monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde. Os números correspondem a internações em hospitais públicos e privados.

Ainda de acordo com o painel, 302 crianças com idades entre 0 e 10 anos tiveram diagnósticos confirmados da doença em 2020. Outros 40 casos de crianças que apresentam sintomas estão em análise.

Foto: TV Brasil

Fernanda Rabello, mãe da Valentina de 5 anos, conta que a filha teve diversos sintomas da covid-19 em novembro do ano passado: vômito, diarréia e febre. Depois de 30 dias, quando teoricamente já tinham passado os riscos da doença, Valentina chegou a gritar que estava com muita dor no corpo e precisou ser levada para a emergência. “Foi um susto muito grande. No hospital, o médico disse que era sequela da covid-19”, afirma a mãe.

Já Mariana Neves, mãe da Isabella de 6 anos, conta que a filha teve covid-19 no primeiro semestre de 2020 e apresentou apenas sintomas leves. “Ela foi escovar os dentes e disse que a pasta estava com gosto de fumaça. Foi quando identificamos a falta de paladar”, conta. Segundo Mariana, a filha também perdeu o olfato, mas os sintomas duraram uma semana e a recuperação da Isabella foi rápida.

Além da preocupação com o contágio do novo coronavírus esse período também exige atenção para a saúde mental das crianças. Flavia Marzullo afirma que já existem muitos casos de ansiedade e depressão por conta da rotina imposta aos pequenos devido à pandemia. Ela alerta que a família deve manter um ambiente saudável, praticar atividade física com segurança e manter a boa alimentação dos filhos.

Casos de crianças com Covid-19 confirmados em Petrópolis

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, ao longo de 2020, foram cinco casos de internação de pacientes com até um ano de idade, seis casos de pacientes de 1 a 4 anos, seis casos de pacientes entre 5 e 9 anos, e 4 casos de pacientes entre 10 e 14 anos. Todos com diagnóstico confirmado para o novo coronavírus.

Os casos confirmados da faixa etária de 1 a 9 anos correspondem a 1,46% dos casos de Covid em 2020, segundo a secretaria.

Com relação à Síndrome Inflamatória Multissistêmica, um caso foi notificado em setembro de 2020 pela Vigilância Epidemiológica.

Veja também:

 

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir