Connect with us

Defesa Civil alerta para o fenômeno “La Niña” no Verão 2020/2021 de Petrópolis

Cidade

Defesa Civil alerta para o fenômeno “La Niña” no Verão 2020/2021 de Petrópolis

Uma das características do “La Niña” são as fortes chuvas

Começou nesta segunda-feira (21/12) o verão, a estação com maior incidência de chuva no Hemisfério Sul. De acordo com a Defesa Civil, a temporada de 2020/2021 será marcada pela influência do “Lã Niña”, fenômeno que será o mais intenso nos últimos 10 anos. Para evitar acidentes e desastres, a Defesa Civil faz um alerta à população.

Foto: Instagram @felipecrbett

Há dez anos Petrópolis vivia um dos períodos mais tristes de sua história, a tragédia do Vale do Cuiabá, ocasionada por chuvas fortes que tirou dezenas de vidas petropolitanas. O período coincide com a última vez que o fenômeno “La Niña” foi considerado de moderado a forte. Para o atual verão, a previsão é que com o resfriamento dos oceanos a intensidade do “La Niña” se repita. Os dados foram divulgados pela Organização Meteorológica Mundial (OMM).

Com o objetivo de evitar tragédias causadas por chuvas fortes, a Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias do município lançou o Plano Verão de Petrópolis 2021, que consiste em diversas ações tanto de prevenção quanto de auxílio a possíveis vítimas de chuvas fortes, como por exemplo inspeções regulares nos 15 pontos de apoio e 12 sirenes de alerta, garantindo o funcionamento das instalações para receber com segurança e estrutura os desalojados. Além disso, são feitas visitas por técnicos em comunidades para conscientizar a população a procurar ajuda ao se encontrarem em situação de risco. Antes do fechamento das escolas por conta da pandemia, outro importante programa de prevenção foi o Defesa Civil nas Escolas, levando para dentro das salas de aula orientações importantes de como proceder em casos extremos. O programa conta com palestras, dinâmicas e jogos. A iniciativa recebeu reconhecimento internacional da Organização das Nações Unidas (ONU).

Foto Divulgação

Para o secretário de defesa civil Coronel Paulo Renato Vaz, a prevenção é o melhor caminho para se proteger. “Temos a previsão de um verão com muitas chuvas fortes devido ao ‘La Niña’, acreditamos que a melhor forma de se manter seguro é se antecipar, com conscientização da população”, disse.

O La Niña é um evento climático natural que ocorre no Oceano Pacífico, resfriando as suas águas e alterando a distribuição de calor e umidade em várias partes do globo. O fenômeno La Niña ocorre nos intervalos entre o El Niño e a situação de normalidade das temperaturas do Oceano Pacífico.

Defesa Civil reitera que as pessoas que residem em áreas de riscos fiquem atentas ao acionamento das sirenes e alertas. Em caso de qualquer ocorrência deve-se ligar para o número 199 e procurar o ponto de apoio mais próximo.

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir