Connect with us

“Dezembro Verde” alerta para abandono de animais; casos aumentaram 40% no estado durante a pandemia

Cidade

“Dezembro Verde” alerta para abandono de animais; casos aumentaram 40% no estado durante a pandemia

De acordo com os protetores de animais de Petrópolis, o aumento também se reflete na cidade

De acordo com levantamento realizado pelo IBGE em parceria com o Instituto Pet Brasil, durante a pandemia a quantidade de animais abandonados no estado do Rio aumentou em cerca de 40%. Em Petrópolis, é o que comprovam os protetores de animais e os abrigos superlotados, que costumam receber ainda mais animais próximo às festas de fim de ano.

Fotos: Divulgação Dog’s Heaven

Com o aumento das taxas de desemprego, cresceram também na pandemia as dificuldades financeiras das famílias que, incapazes de manter seus animais, optaram pelo abandono. Vice-presidente do projeto ‘Somos Todos Protetores’, Virgínia Moreira fala sobre as variáveis que contribuem para o aumento no quadro de animais abandonados.

“Muita gente ficou desempregada e teve que optar entre se alimentar ou manter o animal, mas temos outras variáveis: grande parte das pessoas não é educada a ver o animal como uma vida, então elas adotam para dar de presente, se arrependem e, ao invés de devolver aos protetores, deixam na rua; além da própria falta de políticas públicas de castração”.

Num cenário em que não apenas quem adota teve a renda comprometida por causa da pandemia, mas também quem contribui com as instituições a partir de doações, Virgínia comenta sobre o que, no período, se tornou uma “bola de neve” de causas e consequências para os protetores animais que, sensibilizados, passaram a levá-los para as próprias casas.

Foto: Divulgação Dog’s Heaven

“As pessoas pedem por socorro, por ração, castração, mas houve um momento em que as doações também diminuíram. Hoje temos, aproximadamente, 96 animais no abrigo, que já não tem mais vaga, então nós, voluntários, passamos a levar para as nossas próprias casas. Somando os animais do abrigo com os que abrigamos já são mais de 200 no grupo”.

Somada às dificuldades financeiras, durante o isolamento social os protetores também se viram diante do comprometimento da mobilidade e da promoção de feiras de adoção. Na entidade filantrópica Dog’s Heaven, os voluntários precisaram formular um sistema de visita ao canil por horário agendado para viabilizar novas adoções.

“Fizemos uma triagem de pessoas que acessavam as redes sociais e, a partir daí, agendávamos uma visita ao canil para que a família pudesse escolher o cachorro para adoção, respeitando os protocolos de segurança”, conta a voluntária Marcia Coelho Neto, que explica, ainda, que também foi grande o número de ninhadas abrigadas no período.

Foto: Divulgação Dog’s Heaven

“Em março, abril, chegamos a ter 35 filhotes no canil. Tivemos que nos estruturar muito bem. Durante a pandemia, o senhor Guilherme deve ter resgatado uma nove ninhadas porque as mães são abandonadas grávidas nas ruas. Dezembro é o mês de protesto contra o abandono dos animais, e isso é muito importante”.

Intitulado “Dezembro Verde”, o mês se propõe a promover a conscientização no combate aos maus tratos dos animais, que no período de festas sofrem ainda mais com o abandono. Para Virgínia, do projeto ‘Somos Todos Protetores’, refletir sobre a causa é cultivar o respeito à vida.

“Nesse período as pessoas se desfazem dos animais porque vão viajar e querem estar livres. Percebo que estamos aqui para manter o ecossistema, então respeito é imprescindível. É o respeito à vida, e os animais têm muito a nos ensinar, principalmente sobre carinho. O animal é extremamente grato. Uma gratidão que não vemos no homem”.

Aos 22 anos, a estudante de Jornalismo Ana Luiza Hansen Xavier é engajada com a causa animal desde cedo. Estimulada pela mãe, que já na adolescência promovia resgates de animais, Ana Luiza seguiu os mesmos passos e, somente na pandemia, foi responsável por 12 deles junto da amiga Thaisa Souza.

Foto: Divulgação

“Eu já participava de resgates, mas esse ano as proporções aumentaram porque as ONGs e instituições já enfrentam bastante demanda e, dificilmente, conseguem assumir novos casos, então o jeito que encontrei de ajudar foi promover rifas para ajudar nos tratamentos e começar vaquinhas na internet”.

Prova de que basta boa vontade para contribuir com a causa, é importante lembrar, ainda, que o abandono de animais é crime com punição que varia de 3 meses a um ano com detenção e multa. Em Petrópolis, as denúncias podem ser feitas à Coordenadoria de Bem-Estar Animal pelo telefone (24) 2291-1505.

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir