Connect with us

Escola municipal em Pedro do Rio vence prêmio nacional com projeto de coleta de lixo

Petrópolis do bem

Escola municipal em Pedro do Rio vence prêmio nacional com projeto de coleta de lixo

Além do prêmio de R$ 15 mil, a escola foi convidada a participar de um seminário internacional de aprendizagem solidária no ano que vem

Ele não fala, mas diz muito sobre a comunidade. Foi pensando no que o descarte do lixo diz sobre a Vila Rica, em Pedro do Rio, que alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipalizada Santa Terezinha desenvolveram o projeto “Nós cuidamos da Vila com o Vila Recicla”. Entre outras 230 iniciativas, a ação petropolitana foi eleita a vencedora do Prêmio Nacional de Aprendizagem Solidária na categoria Educação Básica II.

Foto: Divulgação

Realizado em 2019 na localidade, o projeto foi uma ação conjunta pensada pelos professores Ana Carolina Kapler, de Educação Física; e Ronaldo Yallouz, de Ciências, e comprada tanto pelos alunos, quanto pelos moradores da região que, estimulados pelo grupo, transformaram a visão que tinham sobre o lixo e, principalmente, sobre o impacto tido por ele no meio ambiente.

“Saímos pelas ruas com os alunos para que eles observassem o bairro e apontassem aspectos que não os agradassem. Eles fizeram anotações e o que mais chamou atenção foi o descontentamento deles com o lixo, então levamos um questionamento para a turma: o que eles poderiam fazer para mudar isso? E foi aí que decidimos tornar a escola um ponto de coleta de material reciclável”, explica a professora Ana Carolina.

Fotos: Divulgação

Tendo estimulado a renda local, já que alguns moradores passaram a fazer a venda do material arrecadado para coletivas, o projeto foi ferramenta de transformação dos hábitos e, sobretudo, da mentalidade da comunidade com a produção de materiais de conscientização e orientação sobre como fazer a coleta. Este ano, o projeto foi inscrito na 1ª edição do Prêmio Nacional de Aprendizagem Solidária e, para a surpresa da turma, eleito vencedor.

“Com essa questão da pandemia, os professores estão muito ligados à internet, então acabamos nos deparando com a premiação e percebendo que nosso projeto se encaixava nela. Entre 230 concorrentes ficamos entre os nove finalistas e, cerca de uma semana depois, fomos anunciados como os vencedores. Foi motivo de muita felicidade. Ficamos radiantes”, diz Ana Carolina.

Fotos: Divulgação

Além de R$ 15 mil para dar continuidade ao projeto, a escola foi convidada a participar de um seminário internacional de aprendizagem solidária no ano que vem. De acordo com a professora Ana Carolina, assim que as aulas presenciais forem retomadas a ideia é “olhar além” do Vila Recicla a partir da construção de uma composteira e também de uma horta comunitária.

A entrega da 1ª edição do Prêmio Nacional de Aprendizagem Solidária acontece neste sábado, a partir das 10 horas, no canal do Instituto Singularidades no YouTube.

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir