Connect with us

Conheça a Casa das Crianças: primeira escola de Itaipava inspirada no método montessoriano de educação

Cidade

Conheça a Casa das Crianças: primeira escola de Itaipava inspirada no método montessoriano de educação

Autonomia e liberdade. São esses dois dos pilares que regem a metodologia empregada na recém-aberta Casa das Crianças, em Itaipava. Inspirada pelas práticas montessorianas, a instituição se propõe a fazer dos alunos peças fundamentais no processo de aprendizado. Com turmas multisseriadas, a ideia é desenvolver os pequenos de forma orgânica e natural.

Inversão do foco da educação tradicional

Onde um dos objetivos é formar indivíduos capazes de fazer as próprias escolhas, os alunos são incentivados a se colocarem como protagonistas no processo de aprendizado independente da proteção ou intervenção imediata do adulto. Ou seja, o professor exerce o papel de mediador, que mais auxilia do que interfere na evolução de cada um.

Fotos: Divulgação

Salas com diferentes idades

Na Casa das Crianças as salas são preparadas para receber turmas multisseriadas em que o menor tem a oportunidade de conviver com o maior. Os estudantes crescem com base na aprendizagem ativa e na prática de exercícios repetidos num ambiente atraente e criativo – com direito a aulas de natação, teatro e musicalização – em que são estimulados a colaborarem e a ajudarem uns aos outros. Afinal, educar é também estimular o desenvolvimento corporal, as habilidades socioemocionais e o “ser criança”.

Fotos: Divulgação

Estímulo à leitura

Cada sala dispõe de um canto da leitura, em que, diariamente, são contadas e ouvidas histórias. A Casa das Crianças parte do princípio de que a literatura está ligada à autoria, e que é a partir dela que os alunos serão encorajados a criarem as próprias histórias e, lá na frente, serem os responsáveis por conduzir suas próprias jornadas.

Extensão de casa

Pensada de forma a oferecer às crianças uma extensão de casa, a carga horária dos alunos tem a opção de ser integral. Ao mesmo tempo em que é familiar, já que os estudantes são estimulados a conhecerem cada canto e a se locomoverem por ela com segurança e independência, o espaço provoca a sede por novas descobertas e aprendizado.

Fotos: Divulgação

Educação para a vida

Pensado de forma que as crianças possam pura e simplesmente ser, a Casa das Crianças compartilha do mesmo pensamento que a educadora Maria Montessori: a de que os objetivos individuais mais importantes são encontrar um lugar no mundo, desenvolver um trabalho gratificante e nutrir paz e densidade interiores para ter capacidade de amar.

Matrículas abertas para 2021

Foto: Divulgação

Serão abertas em 2021 vagas para crianças de 1 ano – caminhantes – até os 5 anos incompletos. Como as turmas são multisseriadas, vão conviver numa mesma classe crianças de 1 a 3 anos (Agrupada I) e crianças de 3 a 6 anos (Agrupada II). As matrículas, bem como mais informações, podem ser obtidas pelo WhatsApp da escola  (24) 98859-2141, pelo e-mail contato@ceicasadascriancas.com.br e também pelo Instagram (@ceicasadascriancas)

A Casa das Crianças fica na Rua Ministro Armando Alencar, número 143, em Itaipava.

Essa matéria foi feita em parceria e com o patrocínio de CEI Casa das Crianças
visitar CEI Casa das Crianças CEI Casa das Crianças no instagram
Continue Reading

Você também vai gostar

Subir