Connect with us

Média-metragem petropolitano concorre em festival internacional de cinema do Arquivo Nacional

Cidade

Média-metragem petropolitano concorre em festival internacional de cinema do Arquivo Nacional

Teve início esta semana a 6ª edição do “Arquivo em Cartaz: Festival Internacional de Cinema de Arquivo”. Promovido pelo Arquivo Nacional, o evento disponibilizará mais de quarenta filmes nacionais e internacionais de forma gratuita na internet até 3 de dezembro. Entre eles está o média-metragem “Guarany: eu sou o menino do Cinema Paradiso”, que concorre na mostra Competitiva. Trata-se da única obra petropolitana presente no festival.

Com o intuito de divulgar e incentivar a realização de filmes com imagens de arquivo para refletir sobre a preservação de acervos cinematográficos, o “Arquivo em Cartaz” teve início em 2015 e, este ano, acontece no ambiente virtual através da realização de oficinas, exibições de filmes, debates e trocas de experiências sobre preservação, pesquisa e produção audiovisual com material de arquivo.

Foto: Reprodução/Internet

Os mais de 40 filmes disponibilizados durante o festival – curtas, médias e longas, tanto internacionais, quanto internacionais, são divididos em mostras: a Competitiva – em que Petrópolis é representada pelo média “Guarany: eu sou o menino do Cinema Paradiso”, Homenagem, Acervos (Especial Sessão ABPA), Lanterna Mágica, Arquivo Faz Escola e Arquivos de Amanhã.

Segundo a organização do evento, para esta edição da categoria Competitiva foram recebidas 80 inscrições de filmes. Do total, 26 foram pré-selecionados para a mostra. Eles vão concorrer entre si por voto popular e também pelo júri oficial. Além de produções brasileiras, como é o caso da obra petropolitana, a sessão conta com obras de países como Portugal, Itália, México e Alemanha.

Aline Castella, responsável pela direção e pesquisa do média petropolitano, fala sobre a emoção que foi ver a obra reconhecida. “Mais até do que expectativa foi um momento de realização com o filme porque todos os festivais de cinema de arquivo, que é a categoria na qual ele se enquadra, o selecionaram. Ele passou na versão online do Recine e nas comemorações dos 65 anos da Cinemateca do MAM. É uma alegria muito grande”.

“Guarany – Eu sou o menino do Cinema Paradiso” conta a vida de um dos pioneiros do cinema e do rádio em Petrópolis, Jacy Guarany, através das histórias de seu filho, Gilberto Guarany. Para assistir ao média-metragem o internauta deverá se cadastrar de forma gratuita na página do Cardume TV. Depois de feito o cadastro, o usuário poderá ajudar a votar pela obra dentro da competição.

Na primeira imagem, Jacy Guarany aparece apresentando um dos seus rádios ao presidente Getúlio Vargas. Fotos: Divulgação

“Foi um filme feito com a intenção de preservar a memória. É essa possibilidade de falar da memória cultural de Petrópolis, que passa a ter aderência em todo o estado. Na década de 40 a cidade ainda era semi-rural e era uma das que mais produzia audiovisual. Fora a memória do Furacão 2000, que pouca gente sabe que começou em Petrópolis. É um filme importante para a memória local e também para a fluminense”, completa Aline.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir