Connect with us

Dia do Músico: conheça dois talentos petropolitanos que estão se destacando no The Voice Brasil

Cidade

Dia do Músico: conheça dois talentos petropolitanos que estão se destacando no The Voice Brasil

Gui Valença e Tibí representam Petrópolis no reality show e compartilham o mesmo sonho: viver da música. 

Já tem se tornado comum ver grandes talentos de Petrópolis em realities da TV brasileira, e no The Voice Brasil não foi diferente. Dessa vez, a Cidade Imperial está sendo — muito bem — representada pelos cantores Gui Valença e Tibí no programa de música exibido pela Rede Globo. 

Foto Reprodução TV Globo

Tibí foi aplaudido de pé pelos jurados em sua primeira audição e Gui teve uma apresentação “impecável”, de acordo com a cantora Iza. Com talento e dedicação de sobra, os dois artistas sonham em viver da música e buscam, através da visibilidade do reality, abrir novos horizontes em suas carreiras profissionais. 

Gui Valença

Hoje ele é um personal trainer cantor, mas como ele mesmo disse, o objetivo é se tornar um cantor personal. Apesar de amar a profissão atual, Gui Valença gostaria de estar mais nos palcos do que nas academias.

“Eu gostaria muito de viver da música e ser valorizado por isso. Tenho minhas músicas autorais, eu componho, mas não com a frequência que eu gostaria, por conta do meu trabalho. Apesar de gostar muito do que eu faço hoje, gostaria de me dedicar mais à música do que aos treinamentos dos meus alunos”, conta. 

Foto Reprodução TV Globo

O primeiro contato mais direto com a música foi no concurso ‘Jovens Talentos’, do programa do Faustão. Na época, Gui tinha 12 anos de idade e, mesmo com uma participação despretensiosa, o jovem petropolitano ficou em primeiro lugar na Região Serrana. 

Estimulado pela família, principalmente pela mãe que tocava piano, Gui desenvolveu seu lado artístico desde pequeno. Mas, por conta da dificuldade de se sustentar nesse ramo, a paixão pela música sempre foi mais um hobby do que uma profissão. 

“Existem artistas maravilhosos em Petrópolis e em todo lugar, mas infelizmente o artista, de modo geral, é muito desvalorizado. Geralmente as pessoas não querem pagar o valor do serviço ou querem pagar muito pouco. Isso acaba te afastando do que você gosta, porque você tem que se sustentar de alguma maneira. Até chegar no patamar de conseguir ter um empresário e um apoio maior é difícil, mas o brasileiro não tem esse suporte para você entender de negócios e finanças. Isso tudo faz o músico se afastar do seu propósito”, comenta.

Aos 15 anos, ele formou sua primeira banda em Petrópolis, ainda amadora, com os amigos. Algum tempo depois, ele foi fazer faculdade de Educação Física no Rio e afastou-se da música. Dez anos depois, ele foi convidado para integrar um grupo de música baiana e, desde então, o sonho de viver da música passou a ser prioridade.

Há dois anos, Gui começou a investir na carreira solo com a banda “Gui Valença e os Impossíveis”. Passou a se apresentar em bares, festas e casamentos e hoje, aos 34 anos, é um dos cantores do grupo musical Monobloco.

Sucesso em suas duas audições no The Voice, Gui está 100% focado na competição e espera que a visibilidade e o carinho que vem recebendo impulsionem sua carreira artística. “Estou vivendo um momento único. Inclusive, já estou produzindo minhas músicas autorais e em breve vou lançar no mercado”, revela.

Tibí

Sorriso no rosto, as duas paixões tatuadas no braço — um piano e um microfone — e brilho nos olhos. Essas são três características marcantes do músico Tibí, de 28 anos.

Apaixonado pela música, Tibí conta que nunca teve dúvida de que queria ser cantor. “Eu não me lembro exatamente o momento que eu percebi isso, mas eu sempre falei que ia ser músico. Sempre gostei do palco e com 4 anos eu já fazia aula de percussão corporal”, lembra.

Foto Reprodução TV Globo

O passo seguinte foi pedir aos pais para entrar em um coral. Aos oito, ganhou o primeiro teclado, instrumento que toca até hoje, e aos dez já tinha decidido que seria músico. Na adolescência, ele se apresentava em bares com shows voz, violão e teclado e, depois da participação no programa ‘Geleia do Rock’, no Multishow, começou a tocar com artistas como Paulinho Moska, Tania Mara, Sam Alves e Jorge Vercillo.

Em 2014, participou do ‘SuperStar’ como integrante da banda Jamz, com a qual se apresentou em festivais como Rock in Rio e Planeta Atlântida e foi indicado ao Grammy Latino. Em apresentação solo no The Voice, cantando “Best Part”, de Daniel Caesar & H.E.R, virou as quatro cadeiras e escolheu representar o Time Brown.

Agora Tibí segue para a fase das audições ao vivo do programa, levando toda a experiência adquirida durante a carreira, que, ao que tudo indica, pelo seu talento e dedicação, está só começando.

“Hoje sigo 100% focado na minha carreira solo, já lancei um álbum e alguns clipes… Já gravei, toquei, compus para grandes artistas que eu admiro como Paulinho Moska, Jorge Vercillo, Melim, Anitta, Onze 20. O meu maior sonho sempre foi viver de música, mais especificamente, da minha carreira artística, cantando minhas músicas”, conta.

Celeiro de muitos talentos, Petrópolis tem cantores para todos os gostos musicais. Conheça alguns deles aqui e valorize os artistas locais.

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir