Connect with us

Relatos de petropolitanos sobre a quarentena inspiram peça teatral ‘Q-20’

Cidade

Relatos de petropolitanos sobre a quarentena inspiram peça teatral ‘Q-20’

Histórias vivenciadas por pessoas distintas, mas que, dentro do projeto ‘Petrópolis na Quarentena’, foram capazes de traduzir emoções comuns a todas elas durante a pandemia. Contemplada pelo edital estadual ‘Cultura Presente nas Redes’, “Q-20” é uma peça teatral inspirada por 20 relatos de petropolitanos sobre momentos vividos em quarentena.

Em junho deste ano, a psicóloga e atriz Andressa Hazboun, idealizadora e dramaturga do projeto, disponibilizou um formulário nas redes para que, de forma anônima, petropolitanos pudessem enviar histórias que tivessem sido vivenciadas por eles durante o período de isolamento social na cidade.

Na imagem, as atrizes Andressa Hazboun, Pita Cavalcanti e Regina Guimarães trazem suas próprias experiências de quarentena.

Participaram da ação 20 moradores da cidade com idades entre 29 e 63 anos que tiveram seus depoimentos transformados em peça teatral. A leitura dramatizada da obra foi apresentada ao público em setembro e, até o momento, já obteve mais de 360 visualizações no canal do YouTube do projeto.

Andressa, que esteve por trás de todo o processo de construção da dramaturgia, explica que o texto – também disponibilizado para leitura – é como um jogo entre realidade e ficção, teatro e vídeo, coletivo e indivíduo. Há 20 cenas no total e, entre elas, trechos citados, entre aspas, dos depoimentos recebidos.

“A cada leitura era uma ideia. (…) Olhando para trás eu vejo que o que ficou na dramaturgia eram elementos bastante repetidos. Fosse um tema, uma figura, como a da mãe, um sentimento, uma situação. (…) E também selecionei aquilo que me gerava maior impacto afetivo”, aponta Andressa.

Registros da peça que está disponível no YouTube do projeto ‘Petrópolis na Quarentena’

Iniciada com o pensamento do jornalista Eduardo Galeano de que somos feitos de histórias, G-20 leva a reflexões não apenas sobre como a quarentena foi e tem sido capaz de ‘fazer ver a vida de dentro’, mas também a pensar nas histórias que, não fosse o projeto de Andressa, adormeceriam sem quem as conhecesse ou com elas se identificasse.

G-20 tem no elenco Fabio Branco, Simone Gonçalves, Pita Cavalcanti, Silvio Costa Filho, Regina Elena Guimarães e Andressa Hazboun. Os desdobramentos da peça, que pode ser assistida no canal do projeto no Youtube, poderão ser acompanhados no Instagram @petropolisnaquarentena

Veja também:

 

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir