Connect with us

Novembro Azul: especialista alerta para importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata

Cidade

Novembro Azul: especialista alerta para importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata

Médico oncologista do CTO, Julio Vieira de Melo, afirma que a doença tem alto índice de cura se identificada em fase inicial.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) estimam 65.840 novos casos de câncer de próstata em 2020. Segundo Julio Vieira, médico oncologista do Centro de Terapia Oncológica (CTO), quando a doença é identificada em estágio inicial as chances de curam aumentam assim como a possibilidade de tratamentos menos invasivos.

Foto Reprodução Internet

Sobre o movimento Novembro Azul, o especialista afirma que traz à tona o fato de que os homens também ficam doentes, mas também têm possibilidade de viver mais e melhor. “É importante que eles tenham essa consciência de que vale a pena rastrear e detectar a doença em uma fase bem inicial”, diz.

O rastreamento

O rastreamento inicial é feito com o PSA, que é dosado no sangue e com o toque retal. A partir disso, se houver alguma alteração, ele explica que podem ser solicitados exames de imagem, como a ultrassonografia e ressonância. Caso seja identificado o nódulo, é feito o pedido de biópsia, realizado através da ultrassonografia transretal da próstata.

“A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) recomenda que os homens comecem a fazer esse rastreamento a partir dos 50 anos. Pacientes do grupo de risco, como afrodescendentes e pessoas com histórico familiar de câncer de próstata, devem fazer o exame a partir dos 45 anos. Porém, há algumas orientações no sentido de que o acompanhamento comece aos 45 anos para os homens, em geral; e aos 40, para pacientes de grupos de risco”, explica Julio.

Foto Divulgação

Sintomas

Segundo o oncologista, na maior parte dos casos, o câncer de próstata é assintomático. Porém, ele ressalta que, em algumas situações, podem ocorrer sintomas como dificuldade para iniciar a micção, esforço miccional, presença de sangue na ejaculação e na urina. Em casos mais avançados, os pacientes podem sentir dor óssea por compressão ou fratura patológica, ou seja, já podem estar presentes em casos de metástase.

Tratamento

O médico afirma que o tratamento pode envolver cirurgia, bloqueio hormonal e radioterapia quando o câncer está restrito à próstata. Em casos mais avançados, os médicos podem sugerir uso de bloqueadores hormonais combinados e quimioterapia. Além disso, existem novos tratamentos, como o rádio-223, que é feito através de aplicação venosa para pacientes com metástase óssea exclusiva”, diz, acrescentando que o tratamento contra o câncer de próstata depende do estágio da doença, da agressividade do câncer, da idade e da condição clínica do paciente.

Conscientização

O movimento Novembro Azul ocorre durante todo este mês para alertar os homens . “Por se cuidarem menos, os homens têm expectativa de vida menor que as mulheres. As mulheres estão acostumadas a serem avaliadas pelo ginecologista desde o início da sua vida menstrual e da atividade sexual. Já o homem acaba tendo muito pudor, muita vergonha de procurar o médico, pode se sentir frágil, vulnerável, muitas vezes têm vergonha do toque retal”, afirma o oncologista.

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir