Connect with us

Dia Nacional do Livro: confira 10 livros lançados por petropolitanos em 2020

Cidade

Dia Nacional do Livro: confira 10 livros lançados por petropolitanos em 2020

Da autoajuda à pesquisa, poesia, ficção e o romance. Saiba o que os petropolitanos têm escrito

No ano em que o mundo foi virado de ponta cabeça, foi nas palavras que muita gente encontrou o refúgio e a força necessária para colocá-lo de volta no eixo. Em comemoração ao Dia Nacional do Livro, reunimos 10 obras publicadas por petropolitanos ao longo de 2020. Confira!

Própolis – Walter Bretz

Obra do pesquisador na área de microbiologia e genética, Própolis reúne 42 estudos de Walter Bretz que tratam dos efeitos do própolis com resultados positivos, além de bulas sobre como usá-lo como medicamento na prevenção e tratamento – conjunto ao prescrito pelo médico – de cárie dental, doenças periodontais, feridas, infecções dermatológicas, respiratórias e urinárias, por exemplo.

Editora Vozes, disponível para compra na loja virtual da editora.

Razão e Emoção – Rani Semíramis

No ebook ‘Razão e Emoção’, Rani traz cinco passos para ter um relacionamento saudável a partir de uma linguagem simples e bem humorada. Descrito como um guia prático, o livro se propõe a ensinar a comunicação eficaz, o estímulo a uma amizade genuína com a pessoa que se escolheu compartilhar a vida e o uso do humor para tornar o relacionamento mais leve e prazeroso.

Publicação independente, disponível para compra no site da obra.

Exílio na Serra – Angelo Romero

‘Exílio na Serra’ exprime um exílio voluntário do poeta na busca pelo ar rarefeito das montanhas para revigorar um coração poluído pelo ar carregado de um grande centro. Aos 84 anos, o membro das academias Petropolitana de Letras e Brasileira de Poesia procura dar vestes aos sentimentos, sem luxo ou etiqueta de marca famosa. A ideia é que a obra poética caia bem ao leitor e que ele, diante dela, se sinta à vontade.

Editora Literar, disponível para compra na loja integrada da editora.

No Partenon, com Sofia – Cláudia Machado

Obra da jornalista petropolitana Cláudia Machado, ‘No Partenon, com Sofia’ traz 12 capítulos: cada um com uma história diferente sobre o monumento localizado no berço da civilização. Pedagógico, simples e juvenil, o livro convida o leitor a embarcar numa viagem do tempo para a Acrópole de Atenas de 2.500 anos atrás e mergulhar numa inesquecível aventura histórica.

Chiado Books, disponível para compra na loja virtual da editora.

Eutanásia: uma obra dedicada à vida – Fernando Luiz de Pércia Gomes

Em ‘Eutanásia’, o autor, advogado, jornalista e escrivão da Justiça aposentado reúne artigos de sua autoria publicados na imprensa petropolitana, bem como depoimentos de médicos e trechos de textos de constitucionalistas e filósofos que levam a uma reflexão sobre o tema. Primeiro tenente do Exército R/2, Fernando traz, ainda, experiências vividas por ele diante da morte numa obra dedicada à vida.

Ideia e Ideais Editora, disponível para compra na livraria presencial da Editora Vozes.

Inteligência Artificial e Responsabilidade Civil: autonomia, riscos e solidariedade – Filipe Medon

Interação entre Direito e Tecnologia, o livro busca analisar os efeitos da Inteligência Artificial no sistema de Responsabilidade Civil, tendo como pano de fundo a proteção de dados pessoais. A obra inclui uma análise dos impactos da pandemia de Covid-19 e é fruto da dissertação defendida pelo doutorando no Mestrado em Direito Civil que cursou na UERJ.

Editora JusPodivm, disponível para compra na loja virtual da editora.

Petrópolis: o comércio de ontem, a saudade de hoje – Carolina Freitas

O livro compila 44 das reportagens publicadas pela jornalista no jornal Tribuna de Petrópolis. Premiado pela Academia Petropolitana de Letras e pelo Prêmio Maestro Guerra-Peixe de Cultura, o projeto se propõe a resgatar casas comerciais antigas da cidade a partir da reunião de memórias e histórias de descendentes dos fundadores dos estabelecimentos, ex-funcionários e clientes.

Editora Literar, disponível para compra na loja integrada da editora.

Matriarcas: mulheres de raça e de cor – André Sampaio

Mergulho na História, Sociologia, Filosofia, Literatura, Antropologia e Teologia, a obra do Doutorando em Letras pela UFRJ traz uma análise de três autoras significativas da cultura afro-brasileira: Mãe Beata de Yemonjá, Conceição Evaristo e Fabiana Cozza a partir de construções teóricas de Paul Zumthor, Walter Benjamin, Stuart Hall e Hommi Bhabha. Parte da verba arrecadada pelas vendas será revertida a instituições de ensino.

Riemma Editora, em breve disponível para compra na loja virtual da editora.

Na casa da tia Zeta – Sirlene Bastezini

Primeira obra da autora, ‘Na casa da tia Zeta’ traz momentos mágicos vividos pela pedagoga de formação durante a infância e que foram refletidos de maneira positiva em sua vida adulta. Lúdico e colorido, o livro convida os leitores a uma viagem pela imaginação e pela criatividade, uma vez que “histórias são como borboletas que nos encantam a cada bater de asas”.

Editora Literar, disponível para compra na loja integrada da editora.

Tempo em Travessia – Christiane Michelin, Fernando Magno

Escrito a 4 mãos, ‘Tempo em Travessia’ traz poemas do escritor, professor e poeta Fernando Magno, presenteados à sua filha, ao longo de 45 anos. Os poemas foram contextualizados pela também escritora, professora e poeta Christiane, que descreve a época em que os poemas foram escritos e as motivações do pai. Essa é a terceira empreitada literária dos dois, que se uniram também em ‘Convergência’ e ‘Os rios na poesia’.

Disponível para compra na Livraria Nobel de forma presencial ou pelo WhatsApp 98813-7041.

Para ficar de olho

Romancinho – ou o clube de Roland Barthes – Giulia de Araújo

Selecionado como um dos 10 melhores originais pela Editora Voz de Mulher, em São Paulo, ‘Romancinho’ é o primeiro livro da estudante de Direito pela UFRRJ de 21 anos. Descrita como uma narrativa despretensiosa, a narrativa traz as reflexões de uma jovem que, em isolamento social, se interessa por um rapaz do qual desconhece absolutamente tudo, exceto aquilo que vê pela câmera de uma videoconferência.

Editora Voz de Mulher, disponível na pré-venda pelo site da editora.

Conhece algum autor petropolitano que não aparece na matéria? Deixe sua sugestão nos comentários!

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir