Dia D da doação de sangue acontece neste sábado em Petrópolis
Banco de Sangue Santa Teresa se une à Campanha Outubro Rosa para levar conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.
O Banco de Sangue Santa Teresa realiza neste sábado, dia 24 de outubro, o Dia D da Doação de Sangue e da conscientização sobre os cuidados e prevenção ao câncer de mama.
De acordo com os especialistas, a prevenção é a forma mais eficiente de combate ao câncer de mama, uma doença silenciosa que pode afetar qualquer mulher. Ao passo que, a doação de sangue é a prova mais sincera de demonstrar valor e amor pela vida de quem precisa.
Quando o amor do vermelho se encontra com a prevenção do rosa, o mundo não somente ganha cores, ganha vida – Foto Divulgação HST
Por isso, o Banco de Sangue Santa Teresa se une à Campanha Outubro Rosa, que tem o foco na prevenção e no diagnóstico do câncer de mama e do câncer de colo do útero, já que a transfusão de sangue é de extrema importância para o tratamento em alguns casos específicos.
Foto Divulgação HST
Para sensibilizar a população sobre o tema, a unidade realiza, no sábado, dia 24 de outubro, o Dia D da doação de sangue, com o objetivo de reforçar os estoques sanguíneos, bem como conscientizar sobre a importância dos cuidados com a saúde feminina.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é a principal incidência entre as mulheres, são estimados 66 mil novos casos apenas neste ano, representando um total de 29% de todos os cânceres.
“Vale lembrar ainda, nesse contexto, que o total de doadores de sangue no Brasil é de apenas 1,8%, e que doam a cada seis meses. As campanhas são importantes para ampliar a conscientização da população sobre a importância desse gesto que salva vidas”, conclui Vinícius Pereira, captador do Banco de Sangue Santa Teresa.
Foto Divulgação HST
Requisitos básicos para doação de sangue:
- Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH, etc.) em bom estado de conservação;
- Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação);
- Estar em boas condições de saúde;
- Pesar no mínimo 50 kg;
- Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
- Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar 3 horas. Não é necessário estar em jejum;
- Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e língua (12 meses após a retirada);
- Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;
- Não ter tido gripe ou resfriado nos últimos 30 dias;
- Não ter tido Sífilis, Doença de Chagas ou AIDS;
- Não ter diabetes em uso de insulina;
Critérios específicos para o coronavírus:
- Candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 30 dias após cessarem os sintomas para realizar doação de sangue;
- Candidatos que viajaram para o exterior devem aguardar 14 dias após a data de retorno para realizar doação de sangue;
- Candidatos à doação de sangue que tiveram contato, nos últimos 30 dias, com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico e/ou laboratorial de infecções pelos vírus SARS, MERS e/ou 2019-nCoV, bem como aqueles que tiveram contato com casos suspeitos em avaliação, deverão ser considerados inaptos pelo período de 14 dias após o último contato com essas pessoas;
- Candidatos à doação de sangue que foram infectados pelos SARS, ERS e/ou 2019-nCoV, após diagnóstico clínico e/ou laboratorial, deverão ser considerados inaptos por um período de 30 dias após a completa recuperação (assintomáticos e sem sequelas que contraindique a doação).
*Consulte a equipe do banco de sangue em casos de hipertensão, uso de medicamentos e cirurgias.
Para mais informações, confira a página no Facebook do Banco de Sangue Santa Teresa.