Connect with us

Projeto social se reinventa para continuar levando alegria às crianças hospitalizadas durante a pandemia

Petrópolis do bem

Projeto social se reinventa para continuar levando alegria às crianças hospitalizadas durante a pandemia

Voluntários da “True Readers”, que antes iam até os hospitais de Petrópolis, hoje usam a criatividade para tornar o ambiente das crianças mais leve e amenizar a distância.

Nem a pandemia foi capaz de impedir o projeto social True Readers de levar alegria e esperança às crianças hospitalizadas de Petrópolis. Respeitando as medidas de isolamento social, os voluntários precisaram se reinventar e apostar no ambiente online para manter o projeto ativo.

Crianças no HAC receberam kit de presente no Dia das Crianças – Foto Divulgação True Readers

Acostumados a se vestirem de super-heróis e visitar crianças em situação de fragilidade, esse ano o contato físico teve que ser suspenso e os encontros passaram a ser virtuais. Mas a missão de levar alegria e alento através da leitura e da cultura continuam.

Álbum de figurinhas

Além das lives semanais e dos kits infantis entregues ao Hospital Alcides Carneiro (HAC), eles criaram um projeto que tem sido sucesso entre as crianças: o álbum de figurinhas True Readers. Diferente dos convencionais, nesse, os super-heróis são as próprias crianças participantes do projeto.

Todos os álbuns e figurinhas foram feitos e doados pela Papelaria Armani Costa, localizada no Ed. Profissional, no Centro de Petrópolis.

“A ideia do álbum de figurinhas foi para que as crianças pudessem se conhecer e interagir. Todo mundo que está ali é membro mirim do projeto, crianças que lutaram ou vêm lutando contra alguma doença e apresentam algum ato de bravura”, comenta Rogério Cogliatti, idealizador do projeto.

Um dos membros da iniciativa é o pequeno Heitor, uma criança autista, que viu no álbum de figurinhas uma forma de se distrair e acalmar durante suas crises nervosas.

“Heitor andou bem ansioso nos últimos dias e teve uma crise de choro ontem. Chorou muito, então abracei ele, rezei e cantei na tentativa de acalmá-lo. Levei ele pro meu quarto e deitei ele no meu colo e chorei calada pedindo a Deus que acalmasse meu filho. Então, olhei pro lado e vi o álbum. Foi uma sessão de terapia para ele e pra mim! Ele disse assim: ‘mamãe, esse é o melhor álbum de todos!'”, conta Consuelo, mãe do Heitor.

Heitor viu no álbum de figurinhas uma forma de diversão e distração – Fotos Arquivo Pessoal

O projeto foi tão longe que até o americano Bridger Walker, de 6 anos, tornou-se um dos membros da iniciativa. Em julho desse ano, ele salvou a irmã mais nova do ataque de um cachorro. Na ocasião, Bridger levou 90 pontos no rosto e se tornou símbolo de bravura pelo mundo todo e até pelos atores da franquia “Vingadores”, que se solidarizaram com o caso.

Além de ser um dos membros mirins da True Readers, Bridger Walker participou do vídeo de divulgação do álbum de figurinhas do projeto – Foto Divulgação True Readers

Rogério, o Capitão América e idealizador da True Readers, conta que conseguiu o contato do pai de Bridger através de uma rede social e, desde então, ele faz parte do projeto inspirando outras crianças pelo seu ato de coragem.

“Apesar do ‘novo normal’, o nosso objetivo continua sendo o mesmo: levar entretenimento e cultura, e manter vivo o imaginário das crianças para que a gente possa amenizar o tempo que elas ficam no hospital e que eles possam passar pelas dificuldades de forma mais tranquila e suave”, finaliza Rogério.

Sobre a Iniciativa True Readers

Se o tempo parece passar mais devagar para um adulto em um hospital, imagine para uma criança. Foi a partir desse pensamento que o técnico em educador clínico, Rogério Cogliatti, de 45 anos, resolveu vestir o uniforme, comprar um escudo e se transformar no Capitão América de Petrópolis.

Foto Divulgação True Readers / 2019

O voluntário conta que pensou na iniciativa após ele mesmo ter que fazer um cateterismo às pressas e ver que “o tempo vira uma eternidade” quando se está no hospital. Pensando em amenizar a ansiedade e impaciência dos pequenos pacientes internados, Rogério criou a Iniciativa True Readers, em junho de 2019.

O projeto cresceu e agora conta com 14 voluntários e super-heróis, entre eles, a Viúva Negra, o Homem de Ferro, o Homem Aranha, as princesas da Disney, entre outros. A True Readers busca estimular o lado lúdico da criança e do adolescente, através da leitura de histórias em quadrinhos e da pintura de desenhos, a fim de colaborar na recuperação deles.

Foto Divulgação True Readers / 2019

Toda a iniciativa não tem fins lucrativos, religiosos ou políticos. Os gastos com materiais didáticos partem do próprio Rogério e de parcerias com bancas de jornais de Petrópolis. Aos interessados em fazer parte da Iniciativa True Readers, podem entrar em contato através do WhatsApp: (24) 99227-7072.

Acompanhe mais o trabalho da Iniciativa True Readers através das redes sociais: https://instabio.cc/21007kiGNdp

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir