Connect with us

5 informações valiosas para o diagnóstico precoce do câncer de mama

Cidade

5 informações valiosas para o diagnóstico precoce do câncer de mama

Oncologista do CTO, em Petrópolis, Carla Ismael explica como diagnosticar a doença precocemente e iniciar o tratamento.

No mês de outubro ocorre a campanha de prevenção ao câncer de mama: Outubro Rosa. A ideia é conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce que proporciona maiores chances de cura para a doença.

De acordo com Carla Ismael, oncologista do Centro de Terapia Oncológica (CTO), quando descoberto em fases iniciais, as possibilidades de tratamentos menos agressivos, com taxas de recuperação satisfatórias, aumentam significativamente.

Foto Divulgação CTO

Sobre a campanha Outubro Rosa, a oncologista diz que é importante em muitos sentidos, inclusive na questão do empoderamento de mulheres. “Foi um movimento que iniciou pequeno e se tornou mundial. E mesmo aqui em Petrópolis tomou uma proporção muito grande”, disse Carla.

1. Incidência do câncer de mama em 2020

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostram que foram diagnosticados 66.280 novos casos de câncer de mama no Brasil somente neste ano de 2020. A doença levou à morte de 17.763 brasileiros, sendo 17.572 mulheres.

2. Sinais de alerta

Os primeiros sintomas, que podem aparecer já em uma fase inicial são: nódulo fixo e indolor na mama, pescoço ou axilas; a pele da mama avermelhada, retraída ou parecendo casca de laranja; alterações no mamilo; e a saída de líquido anormal pelos mamilos, de forma espontânea.

No caso de um desses sintomas, o médico deve ser procurado para investigar o caso e avaliar a possibilidade de tratamento.

3. Como diagnosticar precocemente?

As mulheres que menstruam podem fazer o autoexame uma vez a cada três meses. Segundo Carla Ismael, no 4º dia após o término da menstruação, a mulher deve fazer o movimento circular das mamas. E se notar algum nódulo ou alguma coisa diferente deve procurar o clínico ou mastologista.

Foto Ilustrativa

Mulheres que estão na menopausa podem fazer o autoexame qualquer dia. Após os 40 anos, as mulheres também devem fazer a mamografia e ultrassonografia uma vez por ano.

“Temos que falar sobre o câncer de mama. Antes a gente nem falava no câncer agora a gente pode dizer porque é uma doença que é tratável e que é curável”, comenta.

Foto Ilustrativa

4. Homens também podem ter câncer de mama?

Sim, porém é raro. Segundo Carla Ismael, menos de 1% dos homens desenvolve a doença. Ela destaca, contudo, que os homens devem ficar atentos e, no caso de aparecimento de nódulos ou se notarem que uma mama está maior do que a outra, devem procurar o mastologista.

Os procedimentos a partir deste momento são iguais aos das mulheres: o médico pede exames de mamografia e ultrassom das mamas e faz o encaminhamento para os tratamentos caso o tumor seja diagnosticado.

5. Como fazer a mamografia pelo SUS?

O pedido pode ser feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de forma gratuita. Funciona da seguinte forma: o médico do CTO faz o pedido de exame e a clínica faz o contato junto à Secretaria de Saúde, que é a responsável pela realização do procedimento, para checar disponibilidade de vagas e proceder o atendimento – que é feito em unidades da rede municipal, como o Hospital Alcides Carneiro e o Centro de Saúde Coletiva, localizado no Centro.

O Centro de Terapia Oncológica funciona na Rua Dr. Sá Earp, 39, no Centro de Petrópolis. Mais informações podem ser consultadas pelo site www.ctopetropolis.com.br ou pelo telefone (24) 2244-2005.

Foto Divulgação CTO

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir