Connect with us

Especialista dá dicas para empresários de Petrópolis minimizarem impacto da pandemia nos negócios

Negócios

Especialista dá dicas para empresários de Petrópolis minimizarem impacto da pandemia nos negócios

Eles tiveram as atividades paralisadas, os gastos contidos, novos protocolos de trabalho adotados e, agora, vivem um cenário de incerteza. De acordo com pesquisa realizada pela empresa People and Business Solutions em parceria com o Sicomércio, é assim que se sentem 72% dos empresários da Região Serrana na retomada das atividades e da economia.

Foto Serra Dorne

As dúvidas não são poucas, e foi por isso que a Sou Petrópolis, em conversa com o Mestre em Administração Anthony Coelho, recolheu algumas diretrizes sobre como os empresários podem minimizar os impactos do isolamento nas vendas, atendimento, finanças e fidelização de clientes.

Sou Petrópolis: De que maneiras o comércio offline vai ser capaz de minimizar os impactos do isolamento e do aumento do uso dos canais digitais?

Anthony: Eu falo e repito mil vezes. O comércio tradicional, offline, nunca vai deixar de existir. O offline é muito mais do que a compra e o que eu vejo, principalmente na parte do comércio e serviços, é que as empresas vão precisar olhar para esse caminho, para a jornada do cliente. As empresas têm que ter esse canal digital, mas vai ter gente que vai à loja em busca de mais do que a compra, enriquecendo a experiência.

E em relação às finanças? Qual é a importância da educação financeira na retomada das atividades dos empresários?

Existe uma analogia que diz que as finanças são o sangue do corpo humano. Você precisa de dinheiro para comprar, pagar funcionário, aluguel. Não é uma área da empresa completamente isolada, e sim algo que passa por todos os setores, todas as áreas. Por isso precisa haver um bom controle de caixa e a confiança nos números. A certeza de que aquilo representa a realidade é vital. Sempre foi importante, mas agora nessa retomada é vital.

Temos visto a implementação de muitas estratégias de fidelização por parte das empresas. De que formas os pequenos negócios, que não dispõem de tanta verba, também podem fidelizar seus clientes?

Diferente da grande empresa que tem portamento para fazer um programa de cashback ou de indicação em que a segunda compra vai gratuita,  o pequeno empresário não tem espaço e nem verba para usar as mesmas estratégias dos grandes. O que ele vai precisar, e que nos leva de volta ao primeiro ponto que conversamos, é reunir informações sobre os clientes, conhecê-los para que ele possa nutrir aquele processo em volta da compra.

Quais cuidados precisam ser tomados, principalmente num cenário de pandemia, antes da tomada de decisões dentro das empresas?

É importante que seja feita uma análise e um levantamento de dados antes da tomada de qualquer decisão. A questão é você fazer algo diferente dentro das suas capacidades e levando em consideração os seus objetivos. O plano de ação é isso: é ter uma ideia do que você vai fazer, até quando, do porquê, de como e quanto vai investir, além do principal e que todo mundo acaba esquecendo: do seu objetivo com aquilo.

Não existe fórmula rápida e nem fórmula certa. Existem empresas diferentes em momentos diferentes, com caixas e objetivos também diferentes.

Mentoria para pequenas empresas

Mestre em Administração, Anthony Coelho está há mais de nove anos a frente de uma pequena empresa e, há cinco deles, decidiu que utilizaria sua experiência e ferramentas para encurtar o caminho de outros empresários. O trabalho acontece através de um processo de mentoria que traz conteúdos 100% práticos que, como ele bem aponta, podem ser utilizados no ‘dia seguinte’.

Foto Arquivo Pessoal Anthony Coelho

Pautada por um termo de confidencialidade em que as informações sobre a empresa são mantidas em sigilo, a mentoria tem duração prevista de quatro meses e proporciona desde um diagnóstico atual das estratégias, finanças e funcionários do negócio, à definição de um plano de ação e reuniões de acompanhamento das ferramentas sugeridas.

Inscrições, bem como mais informações sobre o trabalho de mentoria oferecido por Anthony, que inclui conteúdos bônus como lives quinzenais e aulas de estratégias digitais, podem ser obtidos acessando este link.

Esse post foi feito em parceria com o Mestre em Administração Anthony Coelho
visitar Mestre em Administração Anthony Coelho Mestre em Administração Anthony Coelho no instagram
Continue Reading

Você também vai gostar

Subir