Connect with us

Pai abre hamburgueria para filho com necessidade especial entrar no mercado de trabalho em Petrópolis

Cidade

Pai abre hamburgueria para filho com necessidade especial entrar no mercado de trabalho em Petrópolis

O sucesso do empreendimento é a prova do amor entre pai e filho e de que, às vezes, basta alguém que acredite em você.

Até onde vai o amor entre pai e filho? Para o petropolitano Paulo Moreira não há limites. Pai de três filhos, sendo um deles apaixonado pela gastronomia, o empresário, de 57 anos, resolveu criar uma hamburgueria para dar oportunidade de inserir seu caçula, de 18 anos, portador de uma doença rara chamada Síndrome Perisylviana, no mercado de trabalho.

“A gente (pai e mãe) queria passar pra ele que ele sempre pode mais, e isso dependeria da vontade dele. Queríamos dar a chance do Gu se desenvolver profissionalmente, em um ambiente de respeito e estimulando o crescimento dele”, conta Paulo.

Foto Arquivo Pessoal Paulo Moreira

Já acostumado a trabalhar com comida e em eventos da cidade, Paulo resolveu colocar o objetivo de ter seu próprio negócio em prática quando percebeu o gosto que o filho tinha pela cozinha. Assim nasceu a Everest, uma hamburgueria delivery que busca ser exemplo de inclusão e respeito.

“Como eu já trabalhava com comida e via a chance de incluí-lo de forma natural no mercado de trabalho, fundamos a Everest, que unia essa necessidade de oferecer uma oportunidade para o Gustavo e também de desenvolver um sonho antigo meu de criar uma empresa que não fosse só mais uma no mercado, mas que fizesse diferença na vida de outras pessoas”, comenta o empresário.

Foto Arquivo Pessoal Paulo Moreira

Do “susto” ao sucesso

Quando o Gustavo tinha 3 anos de idade, ele começou a apresentar dificuldade na fala e cognição e episódios de epilepsia. Apesar do susto e das incertezas, Paulo e sua esposa correram atrás de informação e não mediram esforços para mostrar ao filho que ele é capaz de chegar aonde ele quiser, como qualquer outra pessoa.

“No primeiro momento ficamos meio sem chão, mas fomos atrás para descobrir do que realmente se tratava, como poderia evoluir e como conseguiríamos ajudá-lo a ter uma vida ‘normal'”, explica Paulo.

Foto Arquivo Pessoal Paulo Moreira

No meio do caminho a família passou por diversos episódios de preconceito e falta de respeito, mas o sucesso da hamburgueria é a prova de que o desejo dos pais de Gustavo se realizou. Hoje ele está terminando o ensino médio e investindo na carreira profissional através de um curso de panificação. Na hamburgueria familiar, ele atua em todas as praças, desde a confecção dos pães e hambúrgueres até o atendimento aos clientes.

“Sinto dificuldade no atendimento, mas não deixo de fazer. Meu sonho é ser chef de cozinha no meu próprio restaurante”, comenta Gustavo. “Ali ele começou a se desenvolver como pessoa e profissional, porque ele precisava lidar com as dificuldades dele”, completa o pai.

Foto Arquivo Pessoal Gustavo Moreira

Orgulhoso de quem o filho vem se tornando, Paulo conta que não pretende ser uma referência na vida de Gustavo, mas um bom exemplo. E para as pessoas e estabelecimentos que rejeitam ou desrespeitam pessoas com necessidades especiais, ele ainda deixou um recado: “Gostaria que enxergassem os especiais como qualquer outro ser humano, com naturalidade. Quando se age naturalmente, respeita-se o próximo”, finaliza.

Para conhecer mais sobre a Hamburgueria Everest, acompanhe a página no Instagram @comaeverest e para conhecer mais sobre esse jovem talentoso, acompanhe a divertida (e repleta de lições) “entrevista” que a mãe dele fez com ele em seu canal do Youtube há 4 anos atrás:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir