Connect with us

Incêndio florestal em Araras já consumiu 560 hectares de reserva biológica

Cidade

Incêndio florestal em Araras já consumiu 560 hectares de reserva biológica

Incêndio foi criminoso e homem já foi preso pela Polícia Civil.

Incêndio florestal, que teve início na madrugada de segunda-feira (27), foi causado por um homem que ateou fogo no próprio carro para dar golpe do seguro. Mais de 500 hectares – o equivalente a mais de 500 campos de futebol – da área de Reserva Biológica (Rebio) no Vale das Videiras, em Araras, já foram consumidos pelo fogo. O responsável pela queimada foi identificado e preso ontem por policiais civis da 106ª DP de Itaipava, em Petrópolis/RJ.

Foto Divulgação Polícia Civil / Foto Divulgação 15ª GBM

Força-tarefa para cessar o fogo

As equipes estão divididas entre as áreas do Cobiçado, na entrada do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, da Reserva de Biológica de Araras e do Vale das Videiras. A aeronave do Corpo de Bombeiros é usada para deixar os homens na área de mata e fazer o lançamento de água em pontos estratégicos da região. Por terra, as viaturas seguem trilhas para efetuar o combate.

“Eram cinco anos sem um incêndio dessa proporção na Rebio-Araras. As chamas começaram na beira da estrada, em uma zona de amortecimento, chegando até a área da reserva”, explica a chefe da Reserva de Biológica de Araras, Isabela Bernardes. Ontem a estimativa do Corpo de Bombeiros era de 10 hectares de área queimada, e hoje esse número subiu para 560 hectares.

Foto Divulgação 15ª GBM

De acordo com os militares, nos últimos dois meses, foram registrados 120 incêndios florestais em Petrópolis. No ano passado, entre abril e setembro, foram 196 casos. “Segundo nossas estatísticas, 98% das queimadas na cidade são causadas pelo homem, ou seja, são situações que podem e devem ser evitadas”, disse Gil Kempers.

Além do Corpo de Bombeiros, participam da operação equipes da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias, Guarda Civil, através do Grupamento de Proteção Ambiental, INEA, ICMBio e IBAMA.

Imagem aérea do incêndio florestal / Foto Divulgação 15ª GBM

Como denunciar crimes ambientais?

As denúncias de crimes ambientais podem ser feitas através da Linha Verde, pelos telefones 0300 253 1177 e (21) 2253 1177, ou ainda através da Secretaria do Meio Ambiente, pelos telefones (24) 2246-9241 (licenciamento e fiscalização), (24) 2246-9233 (corte de árvore e queimadas), (24) 2246-9234 (núcleo administrativo).

Vale lembrar, ainda, que o telefone de Emergência do Corpo de Bombeiros é o 193.

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir