Connect with us

Mais de 30 vezes em que Petrópolis foi cenário da TV e do cinema nacional

Entretenimento

Mais de 30 vezes em que Petrópolis foi cenário da TV e do cinema nacional

Não é de hoje que Petrópolis marca presença em filmes, novelas e minisséries de TV. Tentando relembrar os papéis memoráveis da nossa cidade no cinema e na teledramaturgia brasileira, listamos alguns casos em que ela se destacou e encantou com suas paisagens naturais, pontos turísticos e com o charme da serra e do interior.

Filmes

1. Fogo na Roupa (1952)‬

O filme mostra as peripécias e a alegria de um grupo de pessoas durante o carnaval. Na história, a Convenção Nacional de “Mulheres Casadas”, com o objetivo secreto de elaborar um projeto de lei que instituísse a pena de morte para os maridos “infieis”, era realizada no luxuoso Palácio Quitandinha.

Foto/Reprodução/Youtube

2. Simão, o Fantasma Trapalhão (1998)

A comédia estrelada por Renato Aragão exibiu nas telonas o nosso tradicional Castelo de Itaipava.

Fonte: http://flaviograff.com.br

3. O Xangô de Baker Street (2001)

A comédia luso-brasileira mostra a vinda de Sherlock Holmes e seu inseparável companheiro Dr. Watson ao Rio de Janeiro no século XIX e nela podemos ver o Palácio de Cristal.

Fonte: https://www.papodecinema.com.br

4. Lost Zweig (2002)

Baseado na obra de Alberto Dines, “Morte no paraíso, a tragédia de Stefan Zweig”, o drama relata a vinda do escritor judeu Stefan Zweig com sua esposa ao Brasil, até seu suicídio em Petrópolis, em 1942.

Fonte: https://www.dailymotion.com

5. Flores Raras (2013)

Ambientado em Petrópolis dos anos de 1950 e 1960, entre nossas montanhas e paisagens verdes naturais, a história relata de forma delicada o drama amoroso que envolve um relacionamento entre duas mulheres.

Fonte: http://crticasdeumcinemanu.blogspot.com

6. Isolados (2014)

Um casal decide alugar uma casa na região serrana do Rio de Janeiro para reanimar a relação e descansar. No filme, Bruno Gagliasso caminha entre a loucura e a realidade no papel do psiquiatra Lauro nessa sombria casa em Petrópolis.

Foto: Dan Behr / Divulgação

7. De Repente Eu Te Amo (2016)

O filme conta a história de amor de quatro personagens que no decorrer da trama vão percebendo uma ligação entre elas. Nos cenários destacam-se o Palácio de Cristal, Itaipava, a Faculdade FMP, entre outros.

Fonte: http://www.adorocinema.com

8. Benzinho (2018)

O filme que teve cenas gravadas na Rua do Imperador, conta a história de superação de uma família grande e com problemas financeiros em meio às despedidas e ao dilema diante do crescimento dos filhos.

Fonte: http://www.nonada.com.br

9. Chacrinha: O Velho Guerreiro (2018)

O filme conta detalhadamente a história de José Abelardo Barbosa, narrando a trajetória desde o momento em que larga a faculdade de medicina para se aventurar em seu primeiro “bico”. As primeiras cenas do longa estrelado pelo ator Stepan Nercessian foram rodadas no antigo Teatro Santa Cecília.

Foto Divulgação

10. O Garoto (2019)

Para o filme “O Garoto”, foram usadas 68 locações na região e o trabalho em Petrópolis durou, no total, dois meses e meio, sendo um mês de gravações. A história, que é passada na Cidade Imperial, fala sobre um escritor que fez muito sucesso com seu primeiro livro, mas que viu seu mundo desabar após uma grande perda em sua vida. Foram 40 profissionais trabalhando diretamente na produção na cidade, além de 380 figurantes locais (de 04 meses a 70 anos).

Foto Mariana Catalane / SG! Company Filmes

11. Quem Vai Ficar com Mário? (2020)

A produção de “Quem Vai Ficar com Mário?” ficou em Petrópolis cerca de uma semana para as gravações. Para o longa, vieram cerca de 120 pessoas, entre produtores e elenco, que precisaram se hospedar em três hotéis. O filme contou com gravações na Cervejaria Bohemia, na rua da Catedral São Pedro de Alcântara, no Solar do Império e ruas do Centro Histórico.  O longa conta a história de uma família do sul do país.

Foto Divulgação

Minisséries

12. O Quinto dos Infernos (2002)

A história que aborda de forma cômica a fundação do Império do Brasil não poderia deixar de escolher Petrópolis para representar o lar e a vida da Família Imperial portuguesa.

Fonte: http://memoriaglobo.globo.com

13. Maysa: Quando Fala o Coração (2009)

A minissérie que retratou a vida da inesquecível cantora brasileira Maysa Matarazzo, teve as cenas de seus grandes shows gravadas no Palácio Quitandinha.

Fonte: http://revistatvseries.blogspot.com

14. Dalva e Herivelto: uma Canção de Amor (2010)

Tendo parte de seu cenário ambientado no Palácio Quitandinha, a minissérie conta a história de dois grandes ícones da ‘Era do Rádio’ brasileira: a cantora Dalva e o compositor Herivelto.

Fonte: https://globosatplay.globo.com/viva

15. Lara Com Z (2011)

A minissérie que teve algumas cenas gravada no Castelo São Manoel conta a história de uma atriz experiente que recebe poucos roteiros para interpretar por causa de sua idade.

Fonte: http://memoriaglobo.globo.com

16. Dercy de Verdade (2012)

A irreverente e extraordinária atriz brasileira Dercy Gonçalves, teve parte de sua história contada nos palcos do Theatro Dom Pedro, durante as gravações da minissérie em homenagem à ela.

Fonte: http://memoriaglobo.globo.com

17. Santos Dumont – Mais Leve que o Ar (2019)

A HBO lançou em 2019 uma série contando a história do visionário criador que deu ao antigo sonho de voar forma e realidade. A vida, a ambição, a consagração e a melancolia de um gênio da mecânica com alma de poeta: Santos Dumont. Diversas cenas foram gravadas em Petrópolis, na Casa Santos Dumont.

Foto Divulgação/HBO

Novelas

18. Guerra dos Sexos (1983 e 2012)

O casarão famoso por ser o cenário das brigas históricas entre Bimbo e Cumbuca fica localizado bem no Centro Histórico de Petrópolis, na Praça da Liberdade. Já o remake da novela foi gravado mais recentemente no Castelo de Itaipava.

Fonte: http://memoriaglobo.globo.com

19. Direito de Amar (1987)

A história que envolve um casamento arranjado e um amor verdadeiro também foi contada através das ruas da Avenida Koeller e na Avenida Ipiranga, na Casa dos Sete Erros.

Fonte: http://memoriaglobo.globo.com

20. Salomé (1991)

A novela conta a história de uma moça que tem pensamentos muito à frente de seu tempo e teve cenas gravadas na Avenida Koeller.

Fonte: https://oplanetatv.clickgratis.com.br

21. Sonho Meu (1993)

A novela conta o drama de Claudia Lins (Patrícia França), que perde a guarda da filha para a cunhada Elisa (Nívea Maria), devido às constantes brigas com o marido, o violento Geraldo (José de Abreu). As externas da mansão da família Candeias de Sá eram gravadas no hotel Solar do Império.

Fonte: http://natelinha.uol.com.br

22. A Viagem (1994)

Sua história tem como tema central a vida após a morte, inspirada na filosofia de Allan Kardec, o codificador do espiritismo. Para fugir das imagens estereotipadas de representação do Céu, a direção decidiu realizar as cenas em um campo de golfe de Nogueira, em Petrópolis.

Fonte: https://gshow.globo.com

23. Pátria Minha (1994)‬

Na trama, Alice (Claudia Abreu) vive uma rixa com Raul Pelegrini (Tarcísio Meira) desde que ele demitiu, sem escrúpulos, seu motorista e não assume um atropelamento. Um cenário de destaque na novela foi a mansão de Raul, atual Solar do Império, e mediante autorização especial, teve suas estrutura e fachada reformadas para a novela.

Fonte: http://rd1.com.br

24. Anjo de Mim (1996)

O tema da história é o espiritismo, visto sob a ótica da regressão a vidas passadas. A história era ambientada em Petrópolis, com cenas gravadas em lugares como Catedral, Museu Imperial e Câmara Municipal.

Fonte: http://cenaaberta.com.br

25. Era Uma Vez (1998)

A novela ‘Era uma vez’ traçava um retrato do cotidiano de três gerações para mostrar que não existe um tempo ideal para amar e ser feliz. A produção teve cenas gravadas na Casa dos Sete Erros, na Rua Ipiranga.

Fonte: http://memoriaglobo.globo.com

26. Esplendor (2000)

A trama contava a história de um homem solitário que estava redescobrindo o amor. A abertura da novela foi gravada em frente à Casa dos Sete Erros.

Fonte: http://e10blog.blogspot.com

27. Eterna Magia (2007)

A novela que abordou temas religiosos e místicos, passava-se no interior de Serranias, um lugar fictício ambientado em Petrópolis, em meio as nossas paisagens naturais e no Castelo São Manoel.

Fonte: https://tietandoblog.wordpress.com

28. Lado a Lado (2012)

Em meio ao Rio de Janeiro do Século XX, a novela conta a história de duas moças que lutam por liberdade. Em algumas cenas é possível ver o Palácio Rio Negro.

Fonte: Foto Divulgação

29. Império (2014)

O sucesso Global do horário das 21h abordava a história do Comendador José Alfredo e da pedra preciosa encontrada por ele. Algumas cenas ao ar livre gravadas para a novela foram em Petrópolis.

Fonte: https://portalovertube.com

30. Além do Tempo (2016)

A história aborda o romance complicado de dois jovens por várias décadas na expectativa de que eles finalmente se acertem O cenário da serra de Petrópolis foi ideal para gravar cenas do interior e do século passado para a novela Além do Tempo.

Fonte: https://observatoriodatelevisao.bol.uol.com.br

31. Pega Pega (2017)

Essa comédia romântica policial conta a história de amor de Luísa e Eric em meio a um roubo de 40 milhões de dólares e também teve algumas cenas gravadas nas paisagens naturais petropolitanas.

Fonte: https://www.otvfoco.com.br

‪32. Jesus (2018)‬

A novela da Record acompanhou a trajetória de Jesus de antes do nascimento à ressurreição, passando pelos milagres e o calvário da via crúcis. O museu das Armas, em Petrópolis, serviu de cenário para representar onde Maria viveu, na cidade de Nazaré.

‪Foto/Reprodução/Youtube‬

33. Órfãos da Terra (2019)

A novela retratava o romance de Laila, uma refugiada síria, e Jamil, empregado de um poderoso sheik que tomou Laila à força. Para compor o cenário da casa onde vive o sheik Aziz (Herson Capri) e suas esposas, a locação escolhida foi o Palácio Quitandinha.

Foto Paulo Belote/TV Globo

Se você conhece outras produções de TV e cinema em que Petrópolis foi destaque, conta pra gente aqui nos comentários! =)

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir