Coral de idosos de Petrópolis faz ensaios virtuais durante período de isolamento social
Como a maioria dos integrantes é do grupo de risco da Covid-19, os idosos do Coral Pró Tempore têm usado o tempo dos ensaios para se distraírem e resgatarem a autoestima.
Mesmo neste período de isolamento social, os ensaios do Coral Pró Tempore não param. O grupo de idosos vem se “reunindo” virtualmente através de vídeo chamadas. O projeto, mantido pelo Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), que além de fomentar a cultura, usa a música como instrumento para fortalecer e resgatar a autoestima dos idosos, é gratuito e faz apenas uma exigência: os participantes precisam ter mais de 55 anos. Com muitos deles no grupo de risco da Covid-19, poder encontrar os colegas mesmo que à distância têm animado os dias de cada um.
“A cada encontro fica melhor, mais vivo, mais animado. Percebo pelos semblantes deles e os comentários no grupo de WhatsApp: ‘Nossa, maestro! Que falta estava fazendo isso!’, ‘Está muito bom ver vocês novamente’, e por aí vai”, explica o maestro do grupo, Paulo Afonso Filho.
Foto Divulgação
Capital Estadual do Canto Coral, o grupo nasceu com o objetivo de inserir o público da terceira idade na atividade que é uma das principais vocações de Petrópolis. Os ensaios aconteciam sempre às quartas e sextas-feiras, mas foram suspensos durante a pandemia. “Então, após pensar numa forma mais facilitada e seguindo as determinações do isolamento social, levando-se em conta que todo o Pro Tempore, com raras exceções, está no grupo de risco, verificamos junto aos cantores os que estavam mais bem relacionados com as redes sociais”, acrescenta o maestro.
“Tudo isso, com muita explicação e detalhamento, pois nem todos têm a mesma capacidade de acepção da novidade. Estavam acostumados aos ensaios presenciais às quartas e sextas, com o cafezinho no meio pra ‘relaxar e papear’, daí vem o processo pandêmico que mudou a vida de todo mundo”, completa ele.
Para o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), Renato Freixiela, o projeto vai muito além da música e é fundamental que ele continue, principalmente, neste momento. “Muitos idosos estão sozinhos em casa e, como estão no grupo de risco, são os que mais precisam ficar em isolamento. Ter esse encontro diário com o grupo faz o dia deles melhor”, explica.
O Pró Tempore conta com participantes até de 90 anos de idade. O coro participa dos principais eventos de Petrópolis e até de festivais em outros municípios. O município criou a atividade para auxiliar o desenvolvimento social e emocional dessas pessoas, criando uma situação de envolvimento com a arte.
Para ver mais boas notícias em Petrópolis durante a quarentena, clique aqui.