Connect with us

Ruído excessivo em escapamento de motos será proibido em Petrópolis

Cidade

Ruído excessivo em escapamento de motos será proibido em Petrópolis

Os barulhos excessivos de motos em Petrópolis estão com os dias contados. Após muitas reclamações e exigência da população, o prefeito Bernardo Rossi vai sancionar a lei de autoria do ex-vereador Marcelo Chitão (PL), que proíbe a emissão de ruídos excessivos em escapamentos de motocicletas. O objetivo é evitar o barulho emitido fora das normas de trânsito estabelecidas e dos limites impostos por lei, o que é considerado insalubre.

“Acima de 85 decibéis, o barulho pode ser nocivo a saúde, causando problemas auditivos”, diz um trecho da justificativa para a lei. Além disso, as alterações feitas nas características originais dos veículos, além de deixarem as motos em desacordo com o que é previsto em lei, prejudicam não só a saúde, mas também o meio ambiente.

Foto Reprodução Internet

“É uma lei que parece simples, mas importante. É algo que incomoda a população, que as pessoas reclamam muito. Então com essa lei a gente vai conseguir ampliar a penalidade e a fiscalização também”, explica o prefeito Bernardo Rossi. “Eu não tenho dúvidas do benefício que essa lei trará para a sociedade petropolitana. A gente tem certeza de que é um apelo da maioria da população”, completa Chitão, que esteve como vereador por seis meses – deixou o cargo no último dia 20 de maio.

Pela nova lei, fica proibida a emissão de ruídos excessivos em escapamentos de motocicletas, que estejam com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante. Fica proibido também a instalação de dispositivos e similares que intensificam potencialmente ruído emitido nos escapamentos de motocicletas que não estiverem de acordo com as normas da Resolução CONAMA nº 252 de 07/01/1999.

A fiscalização será feita por meio dos órgãos municipais responsáveis pelo controle e respectivo ordenamento do trânsito. Vale ressaltar, que a proibição é prevista no Código de Trânsito Brasileiro.

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir