Connect with us

Crianças do bairro Independência viram protagonistas de curta-metragem 

Cidade

Crianças do bairro Independência viram protagonistas de curta-metragem 

O Cine Pagu lança o curta “A Incrível Aventura das Sonhadoras Crianças contra Lixeira Furada e Capitão Sujeira”, que será exibido neste sábado.

Foram cinco meses intensos de produção e oficinas atendendo 43 crianças de 8 a 14 anos do Centro Educacional Comunidade São Jorge, no bairro Independência. O resultado desse projeto transformador, organizado pelo Cine Pagu, é um curta-metragem repleto de aventura, imaginação e fantasia, que apresenta o olhar das crianças sobre o bairro em que vivem. A exibição será feita no próximo sábado, dia 15 de fevereiro, às 14h na Quadra do Lilico, que fica na praça principal do Independência.

Foto Divulgação

Para Beatriz Ohana, diretora do filme, o projeto é uma forma de dar oportunidade a quem normalmente não teria essa chance de aprender. “Eu pude entender como o cinema pode ser uma excelente ferramenta para oportunizar o acesso a informações e conteúdos que normalmente não chegariam em determinados lugares, seja por questões geográficas, culturais ou econômicas. Posso dizer, com muita clareza, que esse foi o processo mais transformador da minha vida. Uma daquelas experiências que te atravessam pessoalmente e profissionalmente, que fazem você enxergar o mundo de outra forma”, conta a cineasta.

Cine Pagu na Escola

Um dos cineclubes mais atuantes de Petrópolis, o Cine Pagu, já é conhecido por suas sessões itinerantes seguidas de debates, com foco em direitos humanos. No último ano, o cineclube ampliou seu campo de ação e passou a trabalhar também com formação básica em audiovisual, no projeto Cine Pagu na Escola, que desencadeou o curta-metragem.

Foto Divulgação

Um filme feito a partir do olhar das crianças

Depois de semanas de oficinas de Introdução à Linguagem do Cinema, Roteiro, Fotografia e Cenografia, as crianças foram divididas em equipes para realização do filme: Direção + Atores (equipe liderada por Beatriz Ohana, diretora do filme); Fotografia (Equipe liderada por Mariana Rocha, diretora de fotografia); Cenografia (Equipe liderada por Sophia Ázara, diretora de arte); Produção (Equipe liderada por Vivian Amaral, produtora do set).

Os ensaios com os atores aconteceram nos encontros posteriores, assim como as reuniões prévias de cada equipe, acertando os últimos detalhes para os dias de set. Foram cinco dias de filmagem, em três locações diferentes dentro do bairro. Depois de 5 meses intensos de trabalho nasceu o curta: “A Incrível Aventura das Sonhadoras Crianças contra Lixeira Furada e Capitão Sujeira”.

Foto Divulgação

E como todo o processo foi feito a partir do olhar das crianças, desde o roteiro até as etapas finais, com a trilha sonora não poderia ser diferente. A música original foi composta por Maicon Douglas Ribeiro, que também é ator no filme.

Para a diretora do filme, Beatriz Ohana, essa experiência não só foi transformadora para os profissionais envolvidos, como para as crianças do bairro. “Ao longo do processo fomos percebendo que quanto mais eles se engajavam, mais confiantes eles ficavam. Quanto mais propriedade eles adquiriam sobre como o cinema é feito, mais eles tinham domínio sobre funções e termos técnicos do audiovisual. E isso se refletiu não só no filme, onde eles fizeram um trabalho surpreendentemente brilhante, mas se refletiu claramente na autoestima de cada um deles”, ela finaliza.

Ficha técnica: “A Incrível Aventura das Sonhadoras Crianças contra Lixeira Furada e Capitão Sujeira”

Duração: 15 min – livre
Direção: Beatriz Ohana
Gênero: Ficção
Elenco: Gilmar Miguel dos Santos, Dafini França, Maicon Douglas Ribeiro, Ryan Teixeira,
Daniel Maia dos Reis, Rafael Moura, Ruan Teixeira, Anna Ester da Silva, Ana Kelly Lopes,
Gabrielle Tavares, Ana Carolina Lima e Lucas Cassiano.
Sinopse: Quando o lixo só cresce e os adultos não dão conta do problema, João Pedro, Sophia e as crianças do QG dos Sonhadores entram em ação para derrotar os inimigos do bairro: O atrapalhado Lixeira Furada e seu comparsa, Capitão Sujeira. Uma aventura repleta de imaginação e fantasia, que apresenta o olhar de crianças sobre o lugar em que vivem.

Serviço:

Dia: 15/02 às 14h

Local da exibição: Quadra do Lilico – Praça principal – Independência, Petrópolis.
*Entrada gratuita.

Facebook Cine Pagu: www.facebook.com/pagucine/

Instagram Cine Pagu: www.instagram.com/cine.pagu/

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir