Connect with us

Prêmio Maestro Guerra-Peixe divulga os indicados deste ano em Petrópolis

Cidade

Prêmio Maestro Guerra-Peixe divulga os indicados deste ano em Petrópolis

A principal premiação cultural do interior do estado do Rio de Janeiro, que leva o nome do de um importante compositor erudito brasileiro, o petropolitano César Guerra-Peixe, já tem definidos os seus 41 indicados. Artistas e produções culturais que mais se destacaram no ano de 2019 serão homenageados pelos seus trabalhos realizados em Petrópolis, e a Sou Petrópolis orgulhosamente marca presença nessa lista.

Foto Divulgação

A solenidade de entrega desta 11ª edição do prêmio, através do Instituto Municipal de Cultura Esportes (IMCE), revelando os vencedores, será no dia 18 de março, data de nascimento do patrono.

Em 2019, o número de produções aumentou em função do estímulo dado pelo Instituto através de dois editais de projetos culturais, que somaram um investimento de R$ 450 mil, do Fundo Municipal de Cultura, para ajudar a custear quase 30 atrações musicais, de teatro, artes visuais, cinema, entre diversos outros segmentos.

“Em Petrópolis, a cultura faz parte da nossa história, e nós, do poder público, devemos estimular cada vez mais os projetos culturais, proporcionando assim, não só a valorização do artista local, como também atividades de qualidade gratuitas para toda a população. Estamos muito ansiosos para descobrir quais artistas e produções levarão as estatuetas este ano”, frisa o diretor-presidente do IMCE, Marcelo Florencio.

O corpo de jurados foi formado por Cocco Barçante (artista plástico e produtor cultural); Gabriel Saito (ator e estilista); Inês Petri (atriz, cenógrafa e produtora cultural); Luís de Mello (ator e professor); Marcelo Fernandes (escritor e professor); Nelson Kuster (jornalista e pesquisador musical); Silvia Marques (bailarina e coreógrafa), Thiago Alves (músico, ator e compositor) e Bete Iunes (escultora e fotógrafa).

Foto Divulgação

A Categoria Notório Reconhecimento, que premia o conjunto da obra ao longo dos anos, nesta edição presta uma homenagem a atriz petropolitana Myriam Pérsia, que ao longo dos seus 84 anos de idade construiu uma carreira notável atuando em diversas novelas, como “Sangue e Areia”, “Irmãos Coragem” e “Véu da Noiva”, além de filmes como “O esquadrão da morte”, “Banana mecânica” e “Um edifício chamado 200”, entre outros trabalhos. “Fiquei muito feliz pela lembrança vinda de minha querida terra natal”, enalteceu a atriz.

INDICADOS:

1. Música Popular

Café Bordel
Metabrisa
Nego Preto
Pestana

2. Música Erudita

Canarinhos de Petrópolis
Orquestra da Câmara de Petrópolis (ASMB)
Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí
Orquestra Filarmônica de Petrópolis

3. Teatro

Cia Plúmbea (O Diário do Último Ato)
Coletivo Foco de Teatro (Mesma Reza)
Paulo Marcos (Direção de Morte e Siva Severina)
Corpo Poético (Poemas Possíveis para Sorôco)

4. Dança

Cia Movimento (Tributo a Michael Jackson)
Pedrinho Alves
Thaynara Silvestre & Larissa Guimarães
Tiago Cunha

5. Artes Visuais

Betto Pereira (As Bikes de Betto)
Família Bortolotti (Coragem e Fé)
Coletiva Gesto de Barro (Arte Cerâmica)
Helena Morani (Você não precisa dizer mais nada)

6. Literatura

Álvaro Assis (Eutros)
Drica Madeira (Lei Maria da Penha, entre a teoria e a prática)
Fátima Argon e Bruno Cerqueira (Alegrias e Tristezas)
Sylvio Adalberto (Coração na Boca)

7. Comunicação

Carolina Freitas (Petrópolis sob lentes – matéria jornalística – blog)
Cordas e Música (site)
Esquinas da Cidade (programa audiovisual)
Sou Petrópolis (site)

8. Audiovisual

Aline Castella (O menino do Cine Paradiso)
Bia Galvão (Nos jardins do Museu Imperial)
Grégori Bastos e Dalí (Halloween – videoclipe)
Lorran Kasesky (Rolezinho)

9. Produção Cultural

Grafite (10 anos)
Lilia Olmedo
Neblica Rock
Renata Garcia

10. Categoria Especial

Casa Stefan Sweig
Heloisa Schanuel (50 anos)
Piccola Arena
Um Sarau Imperial

11. Notório Reconhecimento

Myriam Pérsia

Sobre o Prêmio

Foto Divulgação

O Prêmio Maestro Guerra-Peixe de Cultura, também conhecido simplesmente por Prêmio Maestro Guerra-Peixe, é o mais importante reconhecimento do cenário cultural da cidade de Petrópolis, e o principal prêmio de cultura do interior do estado do Rio de Janeiro.

O nome do prêmio é uma homenagem ao maestro e compositor César Guerra-Peixe, um dos mais importantes músicos brasileiros do Século XX. Por conta disso, a solenidade de entrega acontece sempre no dia 18 de março, que é a data de aniversário de Guerra-Peixe.

O prêmio foi criado em 2009 por iniciativa da Prefeitura Municipal de Petrópolis através da Fundação de Cultura e Turismo com o objetivo de homenagear os principais agentes culturais do município.

Os 3 pilares do prêmio são o Incentivo, a Valorização e o Reconhecimento. Somente residentes em Petrópolis ou petropolitanos podem concorrer.
Continue Reading

Você também vai gostar

Subir