Connect with us

Banco de Sangue do Hospital Santa Teresa precisa de doadores com urgência

Serviços

Banco de Sangue do Hospital Santa Teresa precisa de doadores com urgência

Neste período de férias escolares, os estoques do Banco de Sangue Santa Teresa estão abaixo do ideal. Em janeiro, as doações caem cerca de 45%, o que prejudica no fornecimento de sangue aos pacientes de hospitais públicos e privados.

Foto Divulgação

Segundo Rodrigo Moreira, líder de captação do Banco de Sangue Santa Teresa, a situação exige atenção e mobilização da população.

“Precisamos receber, pelo menos, 80 doações diárias de sangue, para atender à demanda proveniente de situações emergenciais em que justamente nesse período podem ser mais complicadas, devido a acidentes de trânsito, pois há um número maior de pessoas viajando, além de desastres naturais e procedimentos em geral. Por isso, temos que estar prontos com estoques saudáveis para atender casos de emergência, caso ocorram. Vamos doar sangue e salvar muitas vidas”, diz.

Ainda de acordo com Moreira, todos os tipos de sangue são necessários nesta época de ano, principalmente O negativo.

“O tipo O negativo é universal e pode ser transfundido em qualquer pessoa, pois, em casos de extrema urgência, quando não há tempo para exames que comprovem qual o tipo de sangue do paciente, ele é utilizado pelos hospitais”, afirma.

Veja como é fácil doar:

Os interessados precisam pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Não é necessário fazer jejum, mas é preciso esperar três horas após a ingestão de alimentos gordurosos. No local, basta apresentar um documento oficial com foto e ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização e estar acompanhados por um responsável legal).

O voluntário não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Quem tiver feito tatuagem, ou piercing recentemente precisa aguardar 12 meses após o procedimento, e quem fez endoscopia deverá aguardar 6 meses após a realização do procedimento.

Sobre o Banco de Sangue Santa Teresa

O Banco de Sangue Santa Teresa é responsável por realizar, em média, 650 transfusões por mês e precisa de 80 doações por dia para atender esta demanda com segurança. O sangue coletado ajuda a salvar vidas de pacientes tanto do SUS quanto da rede particular. São pessoas que dependem dessas doações todos os dias e pacientes em tratamento contra câncer.

Para doar basta comparecer ao Banco de Sangue Santa Teresa qualquer dia da semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 18h. A unidade está localizada no térreo do Hospital Santa Teresa, na rua Paulino Afonso.

Foto Divulgação

Serviço:

Banco de Sangue Santa Teresa

Endereço: Rua Paulino Afonso, 477, Bingen – Petrópolis / Dentro do Hospital Santa Teresa – Térreo

Horário: qualquer dia da semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 18h

Telefones: (24) 2245-2324 ou (24) 99269-4355.

Estacionamento conveniado durante a doação no próprio Hospital

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir