Connect with us

5 dicas para preparar os cães na hora da queima de fogos nesse fim de ano

Petrópolis do bem

5 dicas para preparar os cães na hora da queima de fogos nesse fim de ano

As recomendações são do Grupamento de Operações com Cães da Guarda Civil de Petrópolis, de uma veterinária e apoiadores da causa animal.

Todo fim de ano traz a mesma preocupação para quem cuida de animais: os fogos de artifício. O barulho produzido pelos explosivos pode causar medo dos bichinhos e trazer consequências graves, como a tentativa de fuga, agressividade e até mesmo a morte. Por isso, o Grupamento de Operações com Cães da Guarda Civil, junto com protetores, veterinários e ONGs ligadas à causa animal lançaram o projeto “Como proteger seu animal do barulho de fogos”, com dicas sobre treinamentos e outras ações para minimizar o pânico que eles sofrem. Confira algumas delas:

Foto Ilustrativa

Dicas para cães em formação:

1. Habituar os cães a esse tipo de barulho

Cães em formação podem ser habituados ao barulho através de brinquedos que emitam sons ou produzam estampidos (bexigas de aniversário, garrafas pets vazias ou preenchidas com pedras britadas, bolas com guizo).

As brincadeiras devem acontecer gradativamente, em pequena intensidade,  podendo ser acompanhadas com estímulos positivos alimentares, em baixa quantidade.

Dicas para cães adultos ou com traumas sonoros:

2. Trabalhar de forma gradativa através de aplicativos

Trabalha-se com aplicativos sonoros que simulem o estampido de fogos de artifício (exemplo: fireworks 2020). O trabalho deve ocorrer de maneira gradativa, como qualquer trabalho de dessensibilização, no estágio 1 ao 10 do volume de seu smartphone ou caixa de som.

3. Preparar um local acolhedor e seguro

No dia da queima de fogos, deve-se preparar um ambiente acolhedor, que proporcione segurança ao animal (local sem pontas, quinas ou elevações que permitam o enforcamento).

4. Estar presente no momento dos fogos

Quanto ao tutor, este deverá passar o mínimo de apreensão ou ansiedade para o animal (no momento do estampido, evitar contato visual), evitar a positivação à reação de fobia (acariciar o cão em momento de estresse).

5. Use tranquilizantes sob prescrição veterinária

Apenas se o seu cão for muito ansioso, consulte seu veterinário de confiança acerca do uso de medicamentos adequados à cada situação.

Bônus:

Como prevenir é melhor do que remediar, a Guarda e o grupo de protetores dá mais uma recomendação: colocar uma identificação na coleira do animal, para que seja possível fazer o resgate e devolvê-lo ao dono em caso de fuga.

Sobre o Projeto “Como proteger seu animal do barulho de fogos”

O projeto vai contar com pelo menos quatro vídeos que serão divulgados ao longo do mês. O primeiro foi disponibilizado no dia 15 de dezembro com a veterinária Priscila Viveiros Mesiano, da Veterinária Amigo Bicho, falando sobre medicamentos que podem ser usados, de acordo orientação médica, para acalmar os animais.

Foto: Marcia W. Coelho Netto

Além dos protetores de animais Guilherme Agnew da Dog’s Heaven, Dmingos Galante e Aline Galo, compõe esse time de peso o Grupamento de Operações com Cães da Guarda Civil, que existe há mais de dois anos e meio com 10 cães. Eles são usados para o trabalho de proteção e contenção de confusões e brigas, detecção de drogas, armas e explosivos, resgate em escombros, além de cinoterapia. O canil fica na sede da Guarda e é cuidado por 11 agentes.

Veja também:

14 cães de Petrópolis com histórias emocionantes para adotar no Dezembro Verde

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir