Coletivo de mulheres inaugura árvore de 4 metros toda feita de crochê em Petrópolis
Em 2018 um grupo de mulheres talentosas se uniu para criar um projeto que veio de uma ideia simples, mas transformadora: as Crochemigas. Elas começaram a fazer quadradinhos de crochê para formar mantas e aquecer os idosos que vivem em asilos de Petrópolis. Essa corrente do bem foi se espalhando e em 2019 centenas de pessoas puderam receber mantas, cachecóis e gorros feitos por esse coletivo.
De quadradinho em quadrinho, as Crochemigas fizeram centenas de mantas que aqueceram o inverno de muita gente em Petrópolis. Foto: Renne Raibolt
Para celebrar e agradecer um ano de muitos sorrisos e trocas durante as doações, elas inauguraram nesta quinta-feira (28) — dia de Ação de Graças — uma árvore de 4 metros de altura toda feita de crochê em frente à Catedral. “Essa árvore representa nosso maior sentimento de gratidão a cada um que acreditou em nosso projeto e doou lã. Gratidão a cada sorriso e abraço que recebemos nas instituições em que fomos doar, gratidão a cada pessoa que entra para a nossa corrente do bem”, conta Marcia Coelho Netto, uma das fundadoras das Crochemigas.
Foto: Henry Kappaun
A intervenção artística faz parte de um movimento internacional chamado yarnbombing (termo em inglês para bombardeio de fios), que invadiu as ruas do mundo, trazendo cor, alegria e trabalho artesanal com fios, cobrindo estátuas, pontes, árvores, bicicletas e ônibus.
Fotos: Henry Kappaun
Ao menos 30 mulheres participaram ativamente da produção da árvore de Natal das Crochemigas, que estão expostas em frente à Catedral. “Somos muitas mulheres diferentes mas com uma mesma filosofia de vida: fazer o bem, expressar nossa gratidão pela vida e despertar em cada um que vê nosso trabalho um belo sorriso. Esperamos despertar lindos sorrisos em todos que por lá passarem”, finaliza Marcia Coelho Netto.
Foto: Henry Kappaun
Como contribuir com as Crochemigas?
Para ajudar a aquecer mais pessoas basta fazer seu quadradinho de crochê ou tricô 20×20 cm (com oito carreiras) e deixar na Rua do Imperador, 842 (Loja 1 – Morita Modas), Centro. Além disso, toda última quarta-feira do mês, as Crochemigas fazem um encontro, das 14h às 18h, na Casa de cultura Cláudio de Souza (Praça Rui Barbosa, 5 – Centro) para crochetear juntas.