Connect with us

Da roça para o Palácio de Cristal: 5 motivos para ir ao Festival AgroSerra neste fim de semana

Agenda

Da roça para o Palácio de Cristal: 5 motivos para ir ao Festival AgroSerra neste fim de semana

Um evento para quem ama boa gastronomia, conhecimento e, acima de tudo, valorizar e prestigiar os pequenos produtores e empreendedores rurais. Assim vai ser o Festival AgroSerra, que traz uma programação intensa, com oficinas, exposição, degustação de produtos, workshops e apresentações musicais. Tudo isso reunido em uma feira aberta ao público que acontece do dia 04 a 06 de outubro (sexta a domingo), tendo o chef de cozinha Jimmy Ogro como uma das principais atrações.

O festival AgroSerra só acontece uma vez ao ano no Palácio de Cristal e para ficar por dentro de tudo que vai rolar e não perder este evento, confira 5 motivos para ir ao Festival neste fim de semana:

Foto Divulgação

1. Oportunidade de aprender com chefs renomados 

O evento, que já contou com a participação de chefes renomados como Bela Gil, Izabel Alvares, Danio Braga e Roberto Ravioli, dessa vez terá a presença ilustre do chef Jimmy Ogro, integrante do elenco do programa Mais Você, da TV Globo. O cozinheiro irá ministrar uma aula show com direito a preparação de uma receita especial inspirada na família real, especialmente no rei D. João VI. Jimmy é nascido no Texas e faz questão de levar sua influência texana em seus pratos.

Foto Divulgação

2. Valoriza a produção e a cultura local

O objetivo principal do AgroSerra é divulgar o que há de melhor na cultura local das vilas de Secretário, Sebollas e arredores, onde ele foi idealizado. Pensando nisso, o evento oferece um ambiente familiar, com tendas individuais e coletivas onde os pequenos produtores podem expôr seus produtos e apresentá-los à comunidade e aos visitantes.

Foto Divulgação

O festival vai reunir mais de 50 expositores com cervejas e cachaças artesanais, queijos diversos, doces e compotas, legumes e hortaliças orgânicas, artesanato em geral, alta gastronomia, opções vegetarianas e veganas e o que de melhor a serra fluminense tem para oferecer.

3. É um evento para toda família

A proposta do Festival AgroSerra é reunir toda a família e pessoas de todas as idades, inclusive os pets, que são sempre muito bem-vindos no evento. É um momento de encontro, de trocas de conhecimento, aprendizado e muitas experiências positivas.

Foto Divulgação

4. Promove a sustentabilidade

Nesta edição, o Festival  lançará a campanha A Arte do Lixo, que abordará o consumo consciente e a utilização do lixo. Como parte das atividades previstas, está a realização de uma oficina de montagem de brinquedos, reaproveitando embalagens e utensílios que seriam descartados. Já o lixo orgânico será tema de uma  palestra sobre compostagem e criação de horta.

Foto Divulgação

5. Oferece uma programação para todas as idades

Entre atrações musicais, cervejas artesanais, exposições de artesanato e oficinas, o que não faltam são opções para entreter o público infantil e adulto. Toda a programação é gratuita e aberta ao público. Confira:

Foto Divulgação

4/10 (sexta-feira)  

17h às 23h – Exposição e degustação de produtos locais

19h – Oficina sobre a plantação de lúpulo, importante ingrediente da cerveja com o cervejeiro Bruno, da Imperatriz Bier

19h30 – Arroz cervejeiro com o Chef Maurício Soares

20h30 –  Apresentação de grupo musical local

5/10 (sábado)

10h às 23h – Exposição e degustação de produtos locais

11h às 12h30 –  “A ARTE DO LIXO” : Oficina sobre Compostagem  e adubo orgânico com a empresa petropolitana Composerra Resíduos

13h às 14h30 – Oficina com o cozinheiro Jimmy Ogro, relembra as preferências de Dom João VI

15h às 16h30 – AgroChef com receitas do Instituto “Comida do Amanhã”

17h30 às 18h30– “A ARTE DO LIXO”: Oficina de brinquedos com materiais reciclados com Robozitos Eco

19h: Feira das vitaminas com Grupo Trupeniquin

20h30 – Apresentação da banda petropolitana Tribo de Gonzaga

Dia 6/10 (domingo)

10 às 19h – Exposição e degustação de produtos locais

11h às 12h30 – Como fazer uma horta orgânica com a Agrônoma Rumi Katsumoto

14h às 15h30-  Agrochefinho – Da Roça ao Prato sem Desperdício

16h às 17h30-  “A ARTE DO LIXO” : Oficina de produção de papel com restos de cascas de alho e de cebola e folhas pequenas com Adriana Marchese

19h – Apresentação do grupo Cacimba Nova, Duo de Sanfonas

*O Festival acontece na sexta-feira, das 18h às 23h, no sábado, de 10h30h às 23h e no domingo, de 10h às 20h.

Para mais informações sobre o evento:

www.facebook.com/festivalagroserra

www.instagram.com/festivalagroserra

www.festivalagroserra.com.br

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir